Marabá recebeu, na tarde de quarta-feira, dia 18, oito bombeiros militares que chegam para ajudar no combate aos incêndios que afetam a região sul e sudeste do Pará. O governador João Azevêdo, da Paraíba, recebeu, na segunda-feira, 16, na Granja Santana, em João Pessoa, os oito militares antes de eles embarcarem para Marabá.
A Paraíba também enviou duas pick-ups e uma viatura, com materiais e equipamentos para combater os incêndios florestais. A iniciativa é da LigaBom (Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil), em parceria com a Força Nacional.
O chefe do Executivo estadual paraibano desejou êxito aos bombeiros e evidenciou a experiência dos profissionais que têm se destacado em missões nacionais. “Diante dos focos de incêndio que estão acontecendo em todo o Brasil, o nosso Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba se coloca à disposição para ajudar no combate ao fogo que está dizimando milhares de hectares da nossa vegetação. Eu desejo que cada um que vai para essa missão cumpra o seu objetivo, salvando vidas e retornando para as suas famílias em paz e saúde e que Deus proteja cada um”, frisou.
Leia mais:O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Marcelo Araújo, destacou a contribuição da Paraíba para auxiliar no combate aos incêndios que assolam o país. “É mais um reforço que está indo do nosso estado para auxiliar nesse instante crítico nacional. Nós temos investido na qualificação e treinamento dos nossos profissionais e a prova disso é que todos os militares que estão indo para essa missão são habilitados para o enfrentamento ao fogo”, disse.
O major Benevaldo Pessoa destacou o compromisso da equipe de desempenhar o trabalho para o qual foram convocados. “Nós estamos motivados para auxiliar outro estado e outros companheiros nossos que se encontram combatendo os focos de incêndio. Vamos chegar para somar com nossos esforços e nossa técnica para lograrmos êxito nessa problemática que o país vem enfrentando. Estamos indo com viaturas equipadas com autonomia para o combate a incêndio em qualquer local que formos direcionados”, explicou.
O apoio da Paraíba para combater os incêndios florestais que atingem a maior parte dos biomas do País atende a um pedido da Secretaria Nacional de Segurança Pública.
Os quatro profissionais que partiram na última sexta-feira ficarão à disposição da Força Nacional pelo prazo de 90 dias. Já os oito que sairão na segunda-feira para Marabá ficarão à disposição por 30 dias, com possibilidade de prorrogação de tempo.
A Reportagem do CORREIO levantou que o foco de incêndio mais preocupante na microrregião de Marabá era na Terra Indígena Mãe Maria, que já foi resolvido, segundo o Corpo de Bombeiros local. Agora, a equipe paraibana deve ser enviada para a terra indígena Kayapó, na região sul do Estado, onde há severos problemas de queimadas.