Correio de Carajás

Parauapebas: pesquisa Gauss também aponta vitória de Aurélio Goiano com 54,5%

A praticamente duas semanas para as eleições de outubro, mais uma pesquisa de intenção de voto crava vitória de Aurélio Goiano para prefeito de Parauapebas em primeiro turno. O Instituto Gauss ouviu 1000 eleitores entre 12 e 13 de setembro e, desta vez, o candidato do Avante figura com 54,5% da preferência, contra 21,9% do segundo colocado, Rafael Ribeiro. O levantamento está registrado junto ao Tribunal Superior Eleitoral com o nº PA-02771/2024.

A pergunta, no quadro direcionado era: “Se as eleições fossem hoje, em qual desses candidatos você votaria para prefeito de Parauapebas?”. Na terceira colocação aparece Dr. Felipe (7,6%), seguido por Graziele Ribeiro (3,7%). Dos entrevistados, 10,5% disseram não saber ou não quiseram opinar, enquanto 1,5% responderam não votar em nenhum deles.

Este é o quinto levantamento oficial deste período na corrida à Prefeitura de Parauapebas, sendo que o Gauss ouviu 1000 eleitores, com nível de confiança de 95% e margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

Leia mais:

Parauapebas é um dos mais importantes municípios da região, e conta com 267.836 habitantes e acaba de alcançar 200.812 eleitores, segundo o TSE. Isso quer dizer que caso o primeiro colocado não alcance mais de 50% dos votos válidos, o município terá segundo turno, automaticamente.

PERCEPÇÃO

Em um outro extrato, o instituto perguntou: “Independente do seu voto, quem você acha que vai ganhar as eleições para prefeito de Parauapebas em 2024?”, com a intenção de medir a expectativa de vitória, na visão dos entrevistados.

Neste cenário, 64,5% das pessoas atribuíram vitória de Aurélio Goiano nas urnas, contra 19,8% de Rafael Ribeiro, 2,4% de Dr. Rafael e 0,9% de Graziele Ribeiro.

OS CANDIDATOS

Aurélio Ramos de Oliveira Neto, o Aurélio Goiano, concorre pela Coligação “Reconstruindo a Esperança” e terá o número 70, nas urnas; Rafael Ribeiro Oliveira, ou apenas Rafael Ribeiro, concorre pela “União por Parauapebas”, com o número 44; Felipe Augusto Francisco Borges, o Dr. Felipe, lidera a Coligação “Muda Tudo”, com o número 22 e Graziele Adami Ribeiro, a Graziele Ribeiro, está pelo seu partido, o PSD, com o número 55.

(Da Redação)