Correio de Carajás

Círio das Artes terá mais de dez artistas e 1ª Exposição Sacra de Marabá

Evento é organizado por Melquíades Justiniano e ocorre dentro da programação do 44º Círio de Marabá

Liah Soares será uma das atrações do Círio das Artes 2024, em Marabá

A contagem regressiva para o 44º Círio de Marabá já começou pelos coordenadores do evento e até mesmo pelos fiéis. Mas um evento paralelo que tem fortalecido ainda mais o evento nos últimos anos está com todos os preparativos prontos. Trata-se do 3º Círio das Artes, realizado todos os anos para promover a evangelização por meio da música, dança e outras linguagem artísticas, antecedendo a procissão do dia 20 de outubro.

Neste ano, a novidade é a 1ª Exposição Sacra, que busca evangelizar através de elementos visuais e táteis, apresentando peças iconográficas e registros artísticos que remetem às origens da fé católica em Marabá, com destaque para a devoção a São Félix de Valois e Nossa Senhora de Nazaré.

A exposição acontecerá nos dias 18, 19 e 20 de outubro, na Praça Duque de Caxias, em frente ao Museu Francisco Coelho, na Marabá Pioneira, das 9h às 20h. O público poderá conferir peças do acervo do Círio de Marabá, que preservam 44 anos de história do evento, incluindo artefatos como a corda do Círio.

Leia mais:

Em entrevista ao CORREIO, o coordenador cultural do evento, Melquiades Justiniano da Silva, explica sobre a organização e o trabalho à frente do projeto. “Vamos oferecer belas homenagens à Rainha da Amazônia. É um momento de reflexão e harmonia espiritual”, sintetiza Melquiades.

PROGRAMAÇÃO

No dia 18, às 18h30, a Paróquia São Francisco, no Núcleo Cidade Nova, recebe o espetáculo da Banda de Música da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, com os cantores líricos Patrícia Oliveira, Junior Oliveira e Sarah Maria, acompanhados pelo Grupo Pirucaba Jazz.

Às 20h, acontece a abertura da 1ª Exposição Sacra, na Praça Duque de Caxias, com apresentações de Patrícia Oliveira, Ruanna Ly, Márcio Freire, Nilva Burjack e Nenzinha de Oliveira.

No sábado, 19, o evento será na Catedral Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a partir das 17h30, com a Banda da 23ª Brigada e o dueto de Patrícia Oliveira e o tenor Márcio Faria. Outros artistas como Junior Oliveira, Sarah Maria, Nilva Burjack, Ruanna Ly e Nenzinha de Oliveira também se apresentarão.

No domingo, 20, às 7h30, a Banda da 23ª Brigada se apresentará na Catedral Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Às 9h30, haverá uma missa campal, celebrada por Dom Vital Corbellini e Padre Ademir Gramelik, em frente à prefeitura, na Folha 31, Nova Marabá.

Às 11h30, Junior Oliveira, Sarah Maria, Nilva Burjack, Ruanna Ly, Nenzinha de Oliveira, Patrícia Oliveira e Márcio Freire encerram o evento com mais uma apresentação.

O Círio das Artes busca fortalecer a chegada do Círio e valorizar os artistas regionais e de outras cidades como Belém e São Paulo. O evento destinará em torno de R$ 230 mil aos artistas.

MOMENTO ESPECIAL

Durante a abertura da Exposição Sacra, será realizada uma homenagem ao padre Fabrício Rodrigues, que estaria presente no evento, mas faleceu recentemente. “Padre Fabrício abriria essa ação artística. Agora, prestamos nossa homenagem a ele”, afirma Melquiades.

Além dos artistas regionais, atrações nacionais como Lucinha Bastos e Liah Soares também se apresentarão no palco do Círio das Artes 2024.

RECÍRIO

Nos dias 25 e 26 de outubro, a comunidade católica poderá participar do Recírio, que será realizado na Praça do Santuário de Nazaré, no Núcleo Nova Marabá, a partir das 21h30. O evento trará mais momentos de conexão com Nossa Senhora de Nazaré por meio das canções católicas.

(Milla Andrade)