Correio de Carajás

Empreiteiras trabalham em duas frentes na obra das novas pontes

Obras de fundação, dentro do rio estão aceleradas e já é possível perceber todo o traçado da futura ponte

Com estacas e blocos já visíveis, é possível ter ideia do traçado das pontes

A cada dia que passa a mobilização do canteiro de obras da construção de duas novas pontes sobre o Rio Tocantins, em Marabá, ganha mais volume e avança de fase. Para quem trafega pelo local, passando sobre a atual ponte rodoferroviária, já é possível ter noção do traçado de por onde vão passar as novas travessias rodoviária e ferroviária de investimentos da Vale.

Balsas são usadas no rio para suporte ao trabalho das fundações

O drone do CORREIO sobrevoou o espaço próximo ao canteiro de obras esta semana e captou imagens do andamento da obra. Depois disso, o Jornal pediu oficialmente à assessoria da empresa mais detalhes sobre o atual estágio da construção.

A resposta foi de que o projeto das novas pontes avança em duas etapas simultaneamente: a de fundação, que consiste na execução das estacas e blocos, e a de mesoestrutura, referente à implantação de pilares e travessas. Atualmente, o empreendimento já conta com 216 estacas, 28 blocos, 227 aduelas e 32 travessas montadas.

Leia mais:
Movimentação é intensa dentro de fora do rio

“Quanto à mão de obra, o projeto possui mais de 2 mil profissionais contratados, sendo a maioria deles moradores de Marabá”, garante a assessoria.

Realizadas pela Vale, por meio do Consórcio Ponte Rio Tocantins (CPRT), as obras devem ser concluídas até 2027. O projeto consiste na construção de duas novas pontes a 300 metros da estrutura rodoferroviária atual, tendo cada uma delas 2,3 quilômetros de extensão.

Em terra, preparação das mesoestrutura, referentes à implantação de pilares e travessas

Elas ligarão os núcleos Nova Marabá e São Félix. Uma ponte será exclusivamente ferroviária, contribuindo para o aumento da capacidade da Estrada de Ferro Carajás (EFC). Já a outra será rodoviária e irá desafogar o trânsito em Marabá e fortalecer a ligação entre o sudeste do Pará e outros Estados.

O segundo canteiro de obras, do lado da Nova Marabá, trabalha com aterro

ACESSOS

A reportagem também percebeu que os aterros e acessos tomam forma, deixando claro como funcionará a dinâmica de trânsito, assim como os pilares já fazem parte do cenário, fora e dentro da água.

(Da Redação)