O incêndio que começou na manhã de sábado (7) em uma área próxima à floresta da Faber-Castell, na região de Prata, Minas Gerais, foi controlado pela Brigada de Incêndio da própria empresa. A Faber-Castell informou que o fogo não afetou a totalidade da floresta e que a área impactada será reflorestada, sem prejuízo à produção de lápis ecológicos da companhia.
A Faber-Castell possui uma plantação de árvores para a produção de seus lápis na região Sudeste do Brasil há quase quatro décadas. Na nota oficial divulgada, a empresa esclareceu que o incêndio começou em um terreno vizinho à sua floresta e que, devido à combinação de ventos fortes e ar seco, o fogo se alastrou rapidamente, mas foi controlado após a rápida intervenção da Brigada de Incêndio da companhia. A área afetada representa uma pequena parte da floresta, e a empresa garantiu que não haverá impacto no fornecimento de seus produtos.
As informações de que o incêndio teria sido combatido pelo Corpo de Bombeiros e que toda a floresta teria sido destruída estão incorretas. Os vídeos e imagens que circularam, mostrando áreas devastadas, referem-se à região do Prata (MG) e não à floresta da Faber-Castell. O uso de helicópteros e o combate de três dias também se referem ao trabalho do Corpo de Bombeiros na área circundante e não dentro da propriedade da companhia.
Leia mais:A empresa lamentou os danos causados pelos incêndios na região do Prata e reforçou seu compromisso com o reflorestamento e a preservação ambiental. A área afetada dentro de sua propriedade será restaurada e monitorada, mantendo o foco na produção sustentável.
Nota Oficial da Faber-Castell:
“A Faber-Castell esclarece que os focos de incêndio na floresta da companhia na região do Prata (MG) já foram controlados, graças ao rápido trabalho da Brigada de Incêndio da empresa. Os brigadistas da própria companhia iniciaram o trabalho assim que os sistemas de monitoramento identificaram o fogo, na manhã de sábado (7 de setembro), que foi originado em uma região próxima à floresta. A Faber-Castell reforça que a área afetada pelo incêndio corresponde a uma pequena parte da floresta e não deve ter impacto na produção dos ecolápis e, portanto, os parceiros e os consumidores seguirão sendo atendidos normalmente. E a área impactada será devidamente reflorestada. A empresa lamenta por essas terríveis queimadas que impactam a região do Prata e todo o país.”
(Fonte:G1)