A Polícia Federal divulgou na tarde desta quarta-feira (11) ter identificado irregularidades em três de quatro escolas de vigilantes fiscalizadas em Marabá. As unidades receberam a “visita” dos policiais em decorrência da Operação Formação Legal III, desencadeada com o objetivo de fiscalizar 256 empresas em todo o Brasil que ofertam cursos de formação de vigilantes.
Conforme a assessoria de imprensa do órgão no Pará, dentre as irregulardades detectadas em Marabá estavam a falta de controle de frequência, extintor vencido, fachada sem identificação, aquisição de material controlado sem conhecimento da PF e turmas comunicadas fora do prazo. Duas armas foram apreendidas e serão descartadas por estarem inservíveis.
Contra as unidades foram lavrados autos de constatação de infração e serão instaurados procedimentos administrativos para apuração das irregularidades identificadas.
Leia mais:Além das escolas de Marabá, no Pará as forças policiais também estiveram em cinco estabelecimentos de Belém, um de Castanhal, três em Santarém e um em Altamira.
O objetivo da ação, conforme a PF, é a melhoria contínua dos cursos e da qualidade da formação dos vigilantes, a fim de evitar desvios de conduta e fortalecer o segmento de segurança privada, que é complementar à segurança pública e fundamental para a proteção da vida e do patrimônio, contribuindo para o bem-estar da população.
(Da Redação – com informações da Ascom/PF)