Correio de Carajás

Praça suja e sem equipamentos irrita moradores no Bairro União, em Parauapebas

A praça está completamente abandonada

Moradores do Bairro União, em Parauapebas, procuraram o Portal Correio de Carajás para relatar problemas relacionados à praça localizada na Rua G. Segundo eles, o local está sujo e os equipamentos de ginástica foram removidos, possivelmente por vândalos. Além disso, os residentes também enfrentam problemas na Rua 19, onde a ausência de tampas em três bueiros representa um risco para os pedestres e motoristas que trafegam pelo local.

Morador da área há 36 anos, Ezidio Pereira Costa afirma que deixou de praticar exercícios físicos depois que os equipamentos da academia da praça foram retirados. “Todos os dias à noite eu e outros moradores nos reuníamos para malhar, mas agora não tem equipamento algum, só restou o lugar”, desabafa.

Leia mais:
Ezidio lamenta a falta de equipamentos para fazer exercícios físicos na praça

Para Ezidio, a praça deixou de ser um local de lazer para os moradores após se tornar um local onde o “mato e o lixo são os únicos frequentadores”.

Quem faz coro às palavras de Ezidio é a também moradora do bairro Eulina Mota Gomides. Ela destaca que a “praça vive no mais completo abandono”, situação piorada por algumas pessoas que moram no bairro e contribuem para a sujeira do local. “Eles aproveitam que o local está cheio de mato e vêm descartar o lixo na praça”, lamenta.

Eulina afirma que a praça virou depósito de lixo para moradores menos conscientes

A Rua 19 é ligada à Rua G, sendo também alvo das reclamações dos moradores, que estão preocupados com três bueiros destampados. Na segunda-feira (9), uma motorista chegou a cair em um dos buracos. Ela não ficou ferida, mas teve prejuízos materiais. “Esses buracos são um risco e contribuem para os acidentes”, acredita Ezidio.

Em nota, a assessoria de comunicação da Prefeitura de Parauapebas alegou que a praça está no cronograma de limpeza da Secretaria Municipal de Urbanismo (Semurb) e acrescentou que, em relação aos equipamentos, será realizado um levantamento para manutenção e reposição. “A população também pode contribuir denunciando atos de vandalismo com patrimônio público, afinal, os espaços são construídos para proporcionar saúde e lazer para toda comunidade”, diz o texto enviado à redação.

Quanto aos bueiros da Rua 19, acrescenta a Prefeitura, a previsão é de que até a próxima sexta-feira (13), as tampas sejam colocadas.

(Theíza Cristhine, com informações de Ronaldo Modesto)