Correio de Carajás

Mulher é esfaqueada no pescoço pelo ex-companheiro

A vítima já tinha medida protetiva de urgência expedida no dia 26 de julho contra o acusado

Jonas Rodrigues Fernandes foi preso em flagrante na manhã desta segunda-feira (9), em Marabá, após tentar matar a ex-companheira com uma facada no pescoço. O crime ocorreu em via pública no Bairro Independência.

A vítima, que já tinha uma medida protetiva contra o homem, foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e levada ao Hospital Municipal de Marabá (HMM), onde aguarda procedimento cirúrgico. O homem foi segurado por populares.

O crime ocorreu por volta das 7h20 e a arma utilizada, segundo a Polícia Civil, teria sido uma faca. A Polícia Militar foi acionada após populares segurarem o homem, que tentou fugir do local. Contra ele, havia medidas protetivas de urgência emitidas no dia 26 de julho, após a mãe da vítima relatar ameaças constantes feitas por ele. O documento judicial, expedido pela Vara Única da Comarca de São João do Araguaia, determinou o afastamento de Jonas do lar, a proibição de contato com a mulher e a manutenção de distância mínima de 200 metros. No entanto, as medidas não impediram a tentativa de feminicídio.

Leia mais:

Ainda conforme o documento, a genitora da vítima afirma que Jonas nunca aceitou o término da relação com sua filha e, frequentemente, fazia ameaças, incluindo a de matar tanto ela quanto a ex-sogra se tentassem tirá-lo de perto do filho do casal. O juiz que expediu a medida destacou a importância da proteção da integridade física e psicológica da vítima, enfatizando que o descumprimento das determinações poderia resultar em prisão preventiva.

Jonas Fernandes foi autuado em flagrante pelos crimes de tentativa de feminicídio e descumprimento da medida protetiva. Ele está detido na Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) de Marabá e deverá ser transferido para o Centro de Triagem Masculina de Marabá (CTMM), onde ficará à disposição da justiça. (Thays Araujo, com informações da Polícia Civil)