Correio de Carajás

Mestrando da Unifesspa participa de programa na Globo com Zé Ramalho

O mestrando Manoel Felício da Silva, da turma 2024 do Programa de Pós-Graduação em Letras (Poslet) da Unifesspa, foi convidado pela produção do programa Caldeirão com Mion, da TV Globo, para participar de um quadro da atração televisiva. Na oportunidade, ele pode conhecer o cantor Zé Ramalho, cujas composições musicais são objeto de pesquisa do projeto “Símbolo e Alegoria: um paradoxo nas canções de Zé Ramalho”, orientado pelo Prof. Dr. Diego Frank Marques Cavalcante.

Professor da rede pública na cidade de Eldorado do Carajás (PA), Manoel Felício é bastante ativo em redes sociais, como Instagram, Facebook e TikTok. Em suas contas, o professor e pesquisador desenvolve um trabalho de divulgação musical, a partir do qual, além de refletir sobre temas importantes da MPB, também executa performances musicais.

Por considerar a música um ótimo instrumento para despertar e aguçar a percepção estética de seus alunos e do público jovem, em geral, Felício ingressou no mestrado acadêmico em Letras da Unifesspa com o objetivo fortalecer teoricamente sua antiga intuição de que existe um forte vínculo entre a arte literária e a arte musical.

Leia mais:

O mestrando é Licenciado em Letras – Português/Inglês e suas respectivas literaturas pela UNAMA. Motivado por suas inquietações ligadas às suas atividades como professor e agitador cultural nas redes sociais, bem como por seu próprio gosto musical, decidiu concorrer a uma vaga no Poslet na Linha de Pesquisa “Estudos Comparados, Culturais e Interdisciplinares em Literatura”. A temática de seu projeto está ligada à tentativa de analisar um conjunto de canções do compositor paraibano Zé Ramalho, sob a perspectiva da relação conflitante entre o discurso alegórico e o discurso simbólico.

Após aceitar o convite da produção do programa Caldeirão com Mion, o mestrando viajou ao Rio de Janeiro no fim de agosto e lá gravou o programa, previsto para ir ao ar no próximo dia 28 de setembro.

Atualmente, o Poslet possui dois docentes do quadro permanente que aceitam orientar projetos ligados ao campo musical. São eles: os professores doutores Diego Frank Marques Cavalcante (que investiga a música no âmbito das relações entre a Literatura e a tradução intersemiótica) e Dirlenvalder do Nascimento Loyolla (estudos estão amparados sobretudo no campo da chamada Intermidialidade).

Vale lembrar que, recentemente, o Poslet lançou edital para seleção da Turma 2025 do programa. As inscrições vão de 10 de setembro a 20 de outubro de 2024, sendo ofertadas 35 vagas distribuídas em duas linhas de pesquisa. O edital completo, com toas as informações da seleção, pode ser acessado na página: https://poslet.unifesspa.edu.br/selecao1/edital-turma-2025.html

(Fonte: Unifesspa)