Correio de Carajás

Alternativas ao X: saiba como criar conta no Threads, Bluesky e outros

Plataforma de Elon Musk descumpriu determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) e teve suspensão decretada no país

Logo da rede social X, anteriormente chamada de Twitter /Foto: Reuters/Dado Ruvic

Com a suspensão do X no Brasil na tarde desta sexta-feira (30), muitos usuários buscam alternativas à plataforma. Algumas redes sociais, como Threads e Bluesky, oferecem propostas parecidas ao antigo Twitter, baseadas em textos curtos. Confira abaixo como criar contas nessas outras mídias digitais.

O X foi suspenso no país por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), por não indicar um representante da empresa no território nacional, falhando em cumprir determinação judicial anterior. O X chegou a declarar que não iria cumprir a determinação.

5 plataformas para substituir o X e como criar contas

Threads

O Threads foi lançado pela Meta em julho de 2023 para concorrer com o então Twitter. A plataforma se parece muito com o X, com um feed de postagens baseadas em texto – embora os usuários também possam postar fotos e vídeos – onde as pessoas podem ter conversas em tempo real.

Leia mais:

A Meta disse que as mensagens postadas no Threads terão um limite de 500 caracteres. E os usuários podem responder, repassar e citar postagens de tópicos de outras pessoas.

O aplicativo funciona de maneira integrada ao Instagram, com a estética e o sistema de navegação existentes da rede social de fotos e oferece a capacidade de compartilhar postagens do Threads diretamente no Instagram Stories.

Para criar um perfil na plataforma é preciso de ter um login do Instagram (se não tiver, será necessário criar um perfil na rede social de fotos primeiro). A criação do perfil é feita por meio do Instagram.

Ao baixar o aplicativo do Threads, é necessário logar com a conta do Instagram para acessar as funcionalidades do app.

Bluesky

Desenvolvida por Jack Dorsey, criador e ex-CEO do Twitter, o Bluesky é apontado como um Twitter “descentralizado”.

Criada em código aberto, o diferencial da Bluesky em relação às outras mídias está na possibilidade de uma integração entre plataformas e maior controle sobre o consumo de conteúdos.

As funcionalidades da Bluesky são bem similares ao Twitter – seja em relação aos recursos disponibilizados ou ao visual da plataforma. É possível seguir e pesquisar contas de outras pessoas e também há a possibilidade de ver as atualizações e posts de quem você segue em uma timeline.

Direto no site ou no app, disponível para Android e iOS, é possível criar um perfil gratuito na rede. Para isso, basta clicar em “create a new account” e digitar as informações necessárias, como data de nascimento, endereço de e-mail e uma senha.

Mastodon

O Mastodon existe desde 2016, mas a pequena rede social começou a crescer de maneira mais rápida após a turbulência que afetou o Twitter, agora X, desde que Elon Musk comprou a plataforma.

O serviço tem uma aparência semelhante ao Twitter, com uma linha do tempo de atualizações curtas classificadas cronologicamente e não algoritmicamente. Ela permite que os usuários participem de vários servidores diferentes executados por vários grupos e indivíduos, em vez de uma plataforma central controlada pela empresa, como o X, Instagram ou Facebook.

Ao contrário das redes sociais maiores, a Mastodon é gratuito e livre de anúncios. É desenvolvida por uma organização sem fins lucrativos dirigida pelo criador do Mastodon, Eugen Rochko, e é apoiada por crowdfunding.

Não é necessário nenhum conhecimento técnico para criar um perfil, mas será preciso seguir algumas etapas para criar sua conta e, talvez, tenha que ser paciente, pois o fluxo de novos usuários está sobrecarregando muitos servidores.

No site da rede, clique no pequeno menu suspenso que diz “velocidade de inscrição” e defina-o como “instantâneo” para ver os servidores com os quais você pode se conectar imediatamente.

Em seguida, escolha um servidor. Existem servidores de interesse geral, como mastodon.world; servidores regionais como o sfba.social, voltado para pessoas na área da baía de São Francisco; e aqueles voltados para vários interesses também (muitos servidores revisam novas inscrições antes de aprová-las — como perguntando a usuários em potencial por que eles desejam ingressar — portanto, talvez seja necessário esperar se quiser ingressar em algum particular).

Reddit

O Reddit é uma plataforma que permite aos usuários criar, publicar e comentar sobre vários tipos de conteúdo. Diferentemente do X, os usuários podem escrever textos mais longos, como artigos, ou basear suas publicações em vídeos e imagens.

A rede social é dividida em várias comunidades, chamadas de “subreddits”, dedicadas a tópicos e assuntos específicos. Cada comunidade tem suas próprias regras, definidas e aplicadas pelos moderadores.

Os usuários podem reagir às publicações consideradas mais interessantes dentro de suas comunidades e estas publicações passam a ter um alcance maior. O Reddit, no entanto, ainda está disponível apenas em inglês.

No site ou no app da rede, é possível criar um perfil a partir de um endereço de e-mail ou vinculando a um número de telefone ou aos perfis do Google ou da Apple.

Tumblr

Sucesso na década passada, o Tumblr é uma plataforma que permite aos usuários criarem seu próprio “blog” e seguirem os blogs de outras pessoas.

É possível organizar sua própria página — que pode ser personalizada para ter a sua cara –, é possível acompanhar os posts de suas contas favoritas em uma timeline. O usuário pode gostar, reblogar e responder esses posts.

Além de textos, é possível postar vídeos, áudios, fotos e gifs. E enquanto alguns usuários decidem por um único formato em seu blog pessoal, outros criam e reblogam posts de todos os formatos.

No site ou no app da rede, é possível criar um perfil a partir de um endereço de e-mail ou vinculando a um número de telefone ou aos perfis do Google e da Apple.

(Fonte: CNN Brasil)