Correio de Carajás

Supermercado há 4 dias sem energia registra BO contra Equatorial por prejuízos financeiros

O refrigerador ficou vazio e os perecíveis do supermercado tiveram que ir para o lixo

Um grupo de moradores e comerciantes da Folha 28, em Marabá, ainda continuam enfrentando sérios problemas devido à falta de energia elétrica que afetou grande parte da cidade na última terça-feira (27) e tem gerado transtornos e prejuízos, especialmente para aqueles que dependem da eletricidade para desenvolver as atividades profissionais.

Na Quadra 1, próximo à Feira da 28, encontramos moradores e proprietário de um supermercado revoltados com a situação, já tendo até mesmo recorrido à polícia para registrar Boletim de Ocorrência.

Os prejuízos foram grandes: frango, iogurte entre outros perecíveis estragados

Débora Kézia Xavier é sócia proprietária do Supermercado O Sacolão, na Quadra 1 da Folha 28. Angustiada, ela relatou as dificuldades enfrentadas pelo comércio, que tem sido afetado diretamente com grandes perdas nos últimos dias. “Temos perdido muita mercadoria, queijo, frango, sorvete, além de algumas polpas e frutas. Não está tendo condições”, relata.

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Segundo a comerciante, as oscilações de energia, assim como a falta dela, já chegaram ao quarto dia (e perdura nesta sexta-feira).

Ela revela que a oscilação e falta da energia começaram antes mesmo do vendaval da última terça-feira. “Fizemos boletim de ocorrência, fomos ao Procon e, também, conversamos com os colaboradores da Equatorial que passaram por aqui, mas até agora não temos nenhuma posição. Quem arcará com nossos prejuízos?”, questiona a comerciante.

Parte do estabelecimento continua sem energia, e a outra funciona com ajuda de um gerador

Segundo a moradora Raquel Veiga, da Quadra 1, o cenário se agravou após o forte vendaval que aconteceu na terça-feira (27). “A energia voltou por um breve período, mas logo caiu novamente. Desde então, estamos sem energia em boa parte das casas”, disse ela no final da tarde desta quinta-feira.

Ela explica que só uma fase está funcionando e por conta disso alguns lugares da casa há energia, mas em outros não. “O ventilador não liga, e minha tia que é cadeirante, está sofrendo muito com o calor”, relata, desesperada.

Antônio Torres, que trabalha como pintor automotivo e é dono de uma oficina, também expressou sua insatisfação, enfatizando ser preciso tomar uma providência. “Preciso entregar serviços, mas estou sendo afetado. Sem energia, não consigo trabalhar, mesmo tendo energia trifásica, nenhuma está funcionando”, desabafa.

O pintor Antônio Torres está há dois dias sem trabalhar por falta de energia no estabelecimento

Ele se reporta, também, aos prejuízos que está acumulando devido à situação em que se encontra. “Meus clientes estão voltando porque não consigo entregar os trabalhos”, explica.

Antônio se diz irritado com a falta de resposta por parte da Equatorial Energia. “Eles vêm, tiram foto do poste, mas não dizem o que está acontecendo e nem quando vão resolver. Precisamos de uma solução”, finaliza.

Maria Elza é moradora da Folha 28 há muitos anos e confessa nunca ter visto uma situação como essa, com tantas dificuldades enfrentadas pela comunidade, especialmente pela falta de previsão para o retorno completo da energia. “Ontem um técnico da Equatorial veio e disse que o problema era geral, que eles estavam esperando uma peça para resolver. Mas até agora, nada foi feito, e eles nem sabem quando normaliza”.

A falta de energia está comprometendo atividades diárias, queimando eletrodomésticos e gerando transtornos. “Meus eletrodomésticos estão ameaçados, não é justo pagarmos por algo que não estamos recebendo, quem vai pagar a conta?”, diz Raquel.

Conforme os moradores, a equipe da Equatorial tira fotos dos padrões, mas não dá nenhuma resposta

AGOSTO DO DESGOSTO

A Reportagem do CORREIO entrou em contato com a Assessoria da Equatorial Energia, a qual avisou que só prevê resolver o problema na Folha 28 na tarde desta sexta-feira, quando seus técnicos vão realizar uma troca de equipamento:

“A Equatorial Pará informa que suas equipes técnicas estão trabalhando, sem medir esforços, para normalizar o fornecimento de energia para os clientes afetados na Folha 28, no Núcleo Nova Marabá, em Marabá.

A interrupção foi ocasionada devido a avaria do transformador que atende parte da Folha durante a forte chuva ocorrida na tarde desta terça-feira, 27. Para que os clientes não ficassem totalmente sem energia, enquanto a logística para substituição do transformador é realizada, foram feitas manobras do circuito para que eles permanecessem com energia. A previsão da troca do equipamento está para a tarde desta sexta-feira, 30.

A Distribuidora lamenta os transtornos e reforça aos clientes que, em casos de falta de energia, é necessário registrar uma ocorrência através dos canais oficiais de atendimento para que uma equipe técnica possa ser enviada ao local: pelo 0800 091 0196, pelo aplicativo Equatorial Energia, ou pela assistente virtual Clara no WhatsApp (91) 3217-8200”.

(Milla Andrade)