Correio de Carajás

Explosões atingem capital da Ucrânia, e moradores se abrigam no metrô

Residentes de da capital da Ucrânia foram orientados a se abrigar nas estações de metrô.

Residentes de Kiev se abrigam em estações de metrô durante ataque da Rússia — Foto: Yurii Kovalenko/Reuters

Ao menos sete explosões foram registradas nesta segunda-feira (26) na capital ucraniana, Kiev, em um momento de alerta nacional para possíveis ataques aéreos russos.

Residentes de Kiev foram orientados a se abrigar nas estações de metrô.

Diante dos ataques, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pediu nesta segunda ajuda às forças aéreas de países europeus para derrubar drones e mísseis lançados contra seu país, alvo de uma nova onda de bombardeios russos.

Leia mais:

“Mais de 100 mísseis de diversos tipos e uma centena de (drones) Shahed foram usados em um dos maiores ataques russos contra a Ucrânia”, afirmou Zelensky em um comunicado.

Canais do Telegram informaram explosões em outras regiões do país, incluindo a cidade de Lutsk, no noroeste, onde as autoridades anunciaram que um bombardeio atingiu um prédio de apartamentos.

Os governadores das regiões de Odessa e Zaporizhzhia, no sul, e de Kharkiv, no nordeste, também relataram explosões e determinaram que os moradores procurassem refúgio.

Cinco pessoas ficaram feridas na região de Poltava, centro, em ataque contra uma área industrial, informou o governador Filip Pronin.

A operadora ucraniana DTEK anunciou cortes na rede de energia elétrica.

A Ucrânia é alvo frequente de ataques russos desde que Moscou iniciou uma operação militar contra o país vizinho em fevereiro de 2022.

(Fonte:G1)