Correio de Carajás

Urnas eletrônicas já estão em Marabá e começam a ser revisadas

Urnas serão utilizadas nas eleições de 6 de outubro nos 109 locais, sendo 68 deles na área urbana e 41 na zona rural

As caixas com as urnas eletrônicas que chegaram esta semana a Marabá/Foto: Evangelista Rocha

As 719 urnas eletrônicas que serão utilizadas no processo de votação das Eleições de 2024 já estão no Cartório Eleitoral de Marabá. Deste quantitativo, 318 são da 100ª Zona Eleitoral e outras 401 da 23ª Zona Eleitoral. O carregamento chegou no dia 22 de agosto, enviado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará), a partir de Belém.

Marcus Tristão, chefe de Cartório da 100ª ZE, explicou ao CORREIO que o próximo passo é a retirada dos equipamentos de dentro das caixas e os devidos testes de alimentação de energia e funcionamento. “Depois de todos esses testes é que chegaremos à fase da cerimônia de carregamento com as mídias e lacre”, destaca Tristão, em referência à última etapa, que sempre é feita na presença de representantes dos partidos, do Ministério Público, da OAB e outros interessados.

Marabá tem um total de 176.498 eleitores aptos ao voto este ano, sendo 154.902 deles na área urbana e outros 20.945 na zona rural. Já os locais de votação somam 109, ao todo, sendo 68 na cidade e 41 no campo.

Leia mais:

Segundo a coordenação de Logística de Eleições do TRE do Pará, 22.762 urnas em todo o Estado, sendo 2.580 delas do efetivo de reserva (contingência).

Em uma outra fase, as urnas serão distribuídas na véspera do dia da eleição, partindo das zonas eleitorais até os seus locais de votação, garantindo dessa forma a votação no dia seguinte.

 

 

URNAS

Do total de 22.762 urnas eletrônicas que serão usadas nas próximas eleições 4.925 são do modelo 2015; 9.746 do tipo 2020 e 8.091 do mais novo modelo, o 2022.

Para organizar melhor, os modelos de urna são distribuídos por região: as urnas modelo 2015 serão usadas nas regiões oeste (Baixo Amazonas) e sudoeste. Já o modelo 2020 será distribuído pela Região Metropolitana de Belém e no sul e sudeste do Estado, enquanto o modelo 2022 será usado nas regiões nordeste e Marajó.

Existem algumas pequenas diferenciações entre os modelos, mas quase imperceptíveis ao eleitor. O 2022 fará sua “estreia” neste ano de 2024. “Em termos de hardware elas são idênticas às urnas do modelo 2020 – que já foram usadas na eleição passada”, diz o coordenador.

Entretanto, em termos de software, segundo ele, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem algumas mudanças para este ano. “Uma delas é a utilização do número do CPF (ou do título eleitoral) para identificação do eleitor na urna, além de diversas melhorias no procedimento de votação, tanto para o eleitor quanto para os mesários que operam a urna”, detalha.

NOVIDADES

A partir das eleições de 2022, a Justiça Eleitoral começou a usar intérpretes de Libras na tela da urna, indicando os cargos que estavam sendo votados. Para este ano, a principal mudança é a melhoria significativa na vocalização do voto para aqueles eleitores com deficiência visual, com o uso de fones de ouvido.

A voz feminina sintetizada batizada de “Letícia” oferecerá instruções básicas para a cotação, informando o cargo que está em votação no momento, os números digitados e o nome da candidatura escolhida.

(Da Redação)