Na primeira pesquisa de intenção de voto a prefeito de Parauapebas feita após as escolhas dos candidatos pelos partidos em 2024, Aurélio Goiano ampliou a sua vantagem na liderança e agora foi a 62,4%. A pesquisa do Instituto Gauss foi realizada entre 10 e 12 de agosto e está registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral com o nº PA-07785/2024. O segundo colocado é Rafael Ribeiro, agora com 17,4% das menções dos entrevistados.
Na terceira colocação aparece Dr. Felipe (9,3%), seguido por Graziele Ribeiro (1,6%). O percentual de voto em branco ou nulo ficou em 1,50%, enquanto 0,1% disseram não votar em nenhum dos nomes apresentados. Já 7,7% das pessoas abordadas não sabe ou não quis opinar. Outros nomes que figuravam em pesquisas realizadas antes das convenções, acabaram não registrando candidaturas, de forma que as urnas terão apenas quatro nomes como opção ao governo.
Este é o terceiro levantamento oficial deste período do Instituto Qualiquanti Gauss em relação à intenção de votos para prefeito de Parauapebas, desta vez contratado pela Radiodifusão Carajás. O grau de confiança de 95% para os resultados gerais, com margem de erro de 4,0 pontos percentuais para mais ou para menos.
Leia mais:Parauapebas é um dos mais importantes municípios da região, e conta com 267.836 habitantes e acaba de alcançar 200.812 eleitores, segundo o TSE.
ESPONTÂNEA
A pesquisa teve uma amostra de 1000 pessoas. Em um outro extrato, o instituto perguntou: “Independente do seu voto, quem você acha que vai ganhar as eleições para prefeito de Parauapebas em 2024?”, com a intenção de medir a expectativa de vitória, na visão dos entrevistados.
Neste cenário, 73,6% das pessoas atribuíram vitória de Aurélio Goiano nas urnas, contra 13,3% de Rafael Ribeiro, 1,70% de Dr. Rafael e 0,5% de Graziele Ribeiro.
OS CANDIDATOS
Aurélio Ramos de Oliveira Neto, o Aurélio Goiano, concorre pela Coligação “Reconstruindo a Esperança” e terá o número 70, nas urnas; Rafael Ribeiro Oliveira, ou apenas Rafael Ribeiro, concorre pela “União por Parauapebas”, com o número 44; Felipe Augusto Francisco Borges, o Dr. Felipe, lidera a Coligação “Muda Tudo”, com o número 22 e Graziele Adami Ribeiro, a Graziele Ribeiro, está pelo seu partido, o PSD, com o número 55.
(Da Redação)