O incêndio na Floresta Nacional de Carajás foi controlado. Os brigadistas atuam agora na chamada operação rescaldo, para garantir a eliminação completa de qualquer foco ativo e evitar possíveis reignições (reacender). Esta fase da operação exige esforço criterioso e prolongado, com controle e monitoramento constante.
A portaria da Floresta Nacional de Carajás, que dá acesso à estrada Raymundo Mascarenhas, continua funcionando com regime de pare e siga, além de interdições parciais ao longo do dia, para garantir a segurança dos deslocamentos.
São mais de 150 profissionais envolvidos, com brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Vale, Guarda Florestal e Bombeiros Militares. O suporte operacional inclui três aeronaves (AirTractors) e três helicópteros, além de equipamentos de combate terrestre.
Leia mais:Início do incêndio
Na última segunda-feira (5), um veículo particular pegou fogo enquanto descia de Carajás para Parauapebas, pela estrada Raimundo Mascarenhas, o que deu início a incêndio em área de floresta. A estrada chegou a ficar temporariamente fechada.
(Redação, com informações da Ascom do ICMBio)