Correio de Carajás

Repórter Correio

Expoama

A diretoria do Sindicato Rural de Marabá já trabalha a todo vapor no Parque de Exposição José Francisco Diamantino para a realização da 36ª Expoama. A uma semana do evento, os estandes já estão em montagem por muitos dos expositores, assim como placo e arenas. Embora a abertura oficial seja apenas no dia 14, a Cavalgada já ocorrerá neste sábado, dia 10.

Café com a imprensa

Leia mais:

A reitoria da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) fez chegar ao birô do CORREIO convite para um “café da manhã com a imprensa”, que ocorrerá na terça-feira (13), às 9 horas. “A ideia é apresentar os dados da gestão que se passou e apresentar a proposta para a próxima, já que a cerimônia de posse para o próximo exercício (2024-2028) acontecerá no final deste mês”, diz parte da mensagem do convite.

E o brasileiro…

Um brasileiro foi detido na segunda-feira, dia 5, em Paris, por vender sem autorização medalhas olímpicas falsificadas. Ele deve ser julgado nesta quinta-feira, em um procedimento de comparecimento rápido que envolve o reconhecimento de culpa, segundo informou o Ministério Público. As autoridades policiais encontraram 850 medalhas falsificadas com anéis olímpicos em sua residência, bem como mais de 1.000 euros em dinheiro, detalhou a procuradoria da capital francesa em seu relatório diário sobre incidentes relacionados aos Jogos Olímpicos.

E o brasileiro… (II)

As investigações apuraram que o brasileiro chegou à França no dia 23 de julho, três dias antes da abertura dos Jogos Olímpicos, e que faria o voo de volta no dia 14 de agosto, três dias após a cerimônia de encerramento.

Eleitoral

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, informou que os eleitores poderão denunciar casos de desinformação durante a campanha eleitoral. A Justiça Eleitoral vai disponibilizar o número telefônico 1491, pelo qual o cidadão poderá informar à Justiça Eleitoral qualquer tipo de desinformação que tiver presenciado. A ligação é gratuita. Ao receber a denúncia, o Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia, órgão do TSE, vai verificar a procedência da informação e encaminhar o caso para a Polícia Federal ou o Ministério Público Eleitoral (MPE) para as providências cabíveis.

Denúncias

Além disso, a Polícia Federal terá um painel de acompanhamento do andamento das denúncias recebidas. “Será devidamente encaminhado para que, em tempo e velocidade recorde, a gente possa ter a resposta devida a essa denúncia, essa desconfiança, para que a pessoa não se engane daquilo que é passado”, afirmou a presidente. A ministra também informou que as plataformas de internet assinaram acordos com o TSE para combater a desinformação durante o pleito. De acordo com a presidente, as redes sociais deverão colaborar com a Justiça Eleitoral para garantir o voto livre e sem contaminação por mentiras.

Campanha eleitoral

Na terça-feira (6), o TSE também lançou uma campanha informativa em parceria com a Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner) para evitar a disseminação de mentiras durante o pleito. Com o slogan “Jornalismo é confiável”, a campanha trará anúncios informativos para esclarecer o eleitor e evitar a propagação de mentiras que possam abalar o pleito.

Maremotriz

O Pará está entre os três Estados promissores em criação de energia elétrica gerada pelo movimento das marés (maremotriz). O estudo da Faculdade de Oceanografia (FAOC), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mostrou que Amapá e Maranhão também possuem marés superiores a dois metros por uma fração de tempo considerável, essenciais para implantar esses projetos. O litoral norte do Brasil possui um grande potencial para gerar essa nova forma de energia limpa e renovável através das marés.

Maremotriz II

O artigo foi publicado em novembro de 2023 no periódico científico Renewable Energy. Os pesquisadores avaliaram no total 16 barragens hipotéticas, em áreas diversas e com dimensões diferentes, ao longo do litoral equatorial brasileiro. As mais eficientes foram as que produziriam mais energia com o menor custo de construção.