Correio de Carajás

Convenções partidárias dos “prefeituráveis” iniciam nesta quinta em Marabá

Os vice de cada uma das candidaturas devem ser anunciados nas convenções e chancelados até dia 15 de agosto junto à Justiça Eleitoral

Partidos de Chamonzinho, Irismar Melo, Toni Cunha e Dirceu ten Caten têm convenções a partir desta quinta, em Marabá

O período para realização de um dos eventos mais importantes do processo eleitoral está chegando ao fim. Os partidos têm até a segunda-feira, 5 de agosto, para realizar suas convenções. Elas iniciaram em 20 de julho. Nesta etapa são escolhidos, entre os políticos filiados, aqueles que vão se candidatar para determinado cargo.

Ainda que muitos já tenham se lançado pré-candidatos, as convenções partidárias marcam a oficialização das candidaturas. Os partidos e coligações têm até 15 de agosto para pedirem o registro à Justiça Eleitoral.

Entre 1º e 5 de agosto, quatro convenções de partidos que têm pré-candidatos a prefeito serão realizadas em Marabá: Progressistas; Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e partidos coligados; Partido Liberal (PL) e coligados; Partido dos Trabalhadores (PT) e partidos coligados.

Leia mais:

Nesta quinta-feira (1º), a partir das 18h na Câmara de Vereadores, acontece a convenção do Progressista. A expectativa é que Irismar Melo seja confirmada como candidata a prefeita do município pela segunda vez consecutiva.

A convenção do MDB, de Chamonzinho, será no sábado (3), no mesmo local, a partir das 9 horas. O momento deve efetivar o nome do deputado estadual como candidato e revelar o vice na chapa.

Outro pré-candidato a prefeito, Toni Cunha, deverá ser confirmado candidato na convenção do PL, marcada para o domingo, dia 4 de agosto, a partir das 10h, também na Câmara Municipal.

A última convenção será do PT, na segunda-feira (5), último dia de prazo, a partir das 19h, no Clube do Sindecomar. O partido deve lançar Dirceu ten Caten como candidato a prefeito de Marabá.

Até segunda-feira (29), em todo o país, a Justiça Eleitoral já havia recebido, pelo menos, 320 pedidos de registros de candidatura para concorrer ao cargo de prefeitos ou prefeitas; e pelo menos 9 mil para concorrer a uma das cadeiras nas câmaras de vereadores. No dia 6 de outubro, mais de 155 milhões de pessoas, em mais de 5.500 cidades brasileiras, irão às urnas no primeiro turno das eleições municipais.

SAIBA MAIS

As convenções partidárias podem ser realizadas no formato presencial, virtual ou híbrido. Após a escolha das candidatas e dos candidatos em convenção, a legenda já pode solicitar o registro das candidaturas à Justiça Eleitoral, o que deve ser feito até 15 de agosto.

A federação partidária registrada no Tribunal Superior Eleitoral também está habilitada a participar das eleições. Porém, neste caso, as convenções dos partidos que a compõem deverão ocorrer de maneira unificada, como se a federação fosse uma única legenda.

(Luciana Araújo)