O pagamento do 3º lote de restituição do Imposto de Renda de 2024 é realizado nesta quarta-feira (31).
De acordo com a Receita Federal, serão restituídos R$ 8,5 bilhões para mais de 6 milhões de contribuintes. Do todo, R$ 529,5 milhões são referentes a contribuintes que possuem prioridade legal. São eles:
- 14.756 idosos acima de 80 anos;
- 95.040 contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 9.672 com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- 34.014 cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Outras 5,7 milhões de pessoas foram priorizadas por terem utilizado a Declaração Pré-preenchida ou escolhido o Pix como meio de recebimento do pagamento.
Leia mais:Além disso, 54.211 residentes do Rio Grande do Sul também foram priorizados por conta do estado de calamidade decretado em decorrência das chuvas que atingiram o estado.
Por fim, foram contemplados também neste lote 172.719 contribuintes não prioritários.
A consulta para o 3º lote foi liberada na última quarta-feira (24) e pode ser realizada pelo site ou aplicativo da Receita Federal.
Como conferir se estou na lista?
Para saber se foi contemplado, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, depois, em “Consultar a Restituição”.
A consulta também pode ser realizada no aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para celulares e tablets.
Caso não tenha sido contemplado neste lote, confira abaixo o calendário com as datas das próximas datas de restituição.
Como é feito o pagamento?
O pagamento da restituição é feito diretamente na conta bancária ou poupança que esteja no nome do declarante e informada na declaração. Caso o contribuinte tenha indicado uma chave Pix na declaração, o valor é transferido para a conta referente a ela.
Caso o depósito não seja realizado, por exemplo, se a conta informada for desativada, os valores ficarão salvos para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Neste caso, o contribuinte pode reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento BB, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Se o cidadão não resgatar o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
(Fonte:CNN Brasil)