Correio de Carajás

Repórter Correio

Convenções

Falta menos de uma semana para o fim das convenções partidárias das eleições municipais em todo o país. Nesta segunda-feira (29), a Justiça Eleitoral recebeu, pelo menos, 320 pedidos de registros de candidatura para concorrer ao cargo de prefeitos ou prefeitas; e pelo menos 9 mil para concorrer a uma das cadeiras nas câmaras de vereadores. No dia 6 de outubro, mais de 155 milhões de pessoas, em mais de 5.500 cidades brasileiras, irão às urnas no primeiro turno das eleições municipais.

Convenções II

Leia mais:

As convenções partidárias são uma etapa do processo eleitoral em que cada partido político escolhe, entre os filiados, aquele que vai se candidatar para determinado cargo. De acordo com o calendário eleitoral, essas convenções – que começaram em 20 de julho – devem ocorrer até a próxima segunda-feira, 5 de agosto. Depois, os partidos e coligações têm até 15 de agosto para pedirem o registro de candidatura à justiça eleitoral.

Marabá

Em Marabá, um dos partidos que vinha mantendo pré-candidatura a prefeito, o Progressistas, tem sua convenção municipal na quinta-feira, dia 1º, na Câmara de Vereadores. Ainda é mistério se a ex-vereadora Irismar Melo vai mesmo manter-se na corrida eleitoral e sair do evento confirmada candidata. Ela também mantém conversa com os demais pré-candidatos e afirma que o destino da legenda só será conhecido na data da convenção.

Eleitoral

Irismar esteve entre os candidatos ao governo municipal em 2020, ficando na quarta colocação, com 6.806 votos, ou 5,24%. A única certeza de momento, segundo ela mesma, é que não concorrerá a vereadora, para apoiar o seu esposo Wanderley Melo. O Progressistas terá chapa com 19 candidatos ao Legislativo, sendo seis mulheres.

Mais convenções

Já a convenção do MDB, de Chamonzinho, será no sábado, dia 3 de agosto, também no plenário da Câmara Municipal. Os demais partidos que compõem o grupo e vão estar na coligação majoritária marcaram para a mesma data, local e horário. O grupo deve efetivar o nome do deputado estadual como candidato a prefeito de Marabá, assim como revelar o nome do vice na chapa.

Mais convenções II

Outro pré-candidato a prefeito, Toni Cunha, ceverá ser confirmado candidato na convenção do Partido Liberal (PL), marcada para o domingo, dia 4 de agosto, na Câmara Municipal. O último a homologar seus candidatos em convenção será o PT e os partidos aliados, o que ocorrerá no dia 5 de agosto, às 19 horas, no Clube do Sindecomar. O partido lançará o nome de Dirceu ten Caten ao governo municipal.

Parauapebas

Em Parauapebas, o Avante, já homologou a candidatura de Aurélio Goiano a prefeito, inclusive com registro da ata da convenção junto à Justiça Eleitoral. O vice na chapa será o ex-prefeito Chico das Cortinas.

Parauapebas II

Já a convenção do União Brasil será no domingo, dia 4 de agosto, às 16 horas, no Ginásio Poliesportivo, para confirmar o nome do vereador Rafael Ribeiro como candidato ao governo do município.

Consulta popular

Os eleitores de 5 municípios vão participar de consultas populares durante o pleito municipal de outubro deste ano. Além de votar nos candidatos de sua preferência para prefeito e vereador, a população poderá opinar sobre questões locais. As consultas serão realizadas em Belo Horizonte (MG), São Luís (MA), Dois Lajeados (RS), Governador Edison Lobão (MA) e São Luiz (RR). Na capital mineira, os eleitores vão decidir sobre a aprovação da nova bandeira da cidade. Em São Luís, a população vai opinar sobre o passe livre estudantil no transporte público.

Consulta popular II

Dois Lajeados vai decidir sobre o local de construção do centro administrativo do governo. No município de Governador Edison Lobão, a decisão será sobre a mudança do nome da cidade para Ribeirãozinho do Maranhão. Já em São Luiz (RR), a consulta será sobre a mudança do nome para São Luiz do Anauá. Pela legislação eleitoral, a realização de consultas precisa de aprovação dos parlamentares municipais. Além disso, o pedido precisa ser encaminhado para os tribunais regionais eleitorais no prazo de 90 dias antes do primeiro turno.