Correio de Carajás

ParáPaz de Marabá presta serviços gratuitos às mulheres nesta sexta

A programação acontecerá das 9h às 13h e visa proporcionar suporte integral às mulheres, promovendo bem-estar e acesso a serviços essenciais

O ParáPaz, em Marabá, promove nesta sexta-feira (2) diversas ações de conscientização e serviços gratuitos como parte do mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, batizado de Agosto Lilás. A programação acontecerá das 9h às 13h e visa proporcionar suporte integral às mulheres, promovendo bem-estar e acesso a serviços essenciais.
Durante o evento, serão oferecidos testes rápidos de saúde, verificação de pressão arterial, testes glicêmicos e vacinação. Um espaço dedicado ao bem-estar feminino estará disponível, com atividades e orientações voltadas para a saúde e a autoestima delas.
Além dos cuidados com a saúde, a ação incluirá atendimento jurídico, fornecendo suporte legal e informações sobre direitos e medidas de proteção contra a violência. Também haverá um atendimento veterinário, com coleta de sangue para diagnóstico de leishmaniose e vacinação antirrábica para cães e gatos, demonstrando o compromisso com a saúde e o bem-estar dos animais de estimação.

SOBRE O AGOSTO LILÁS

O Agosto Lilás é uma campanha nacional brasileira que ocorre todos os anos neste mês visando promover a conscientização sobre a violência doméstica contra as mulheres. A campanha busca sensibilizar a população, divulgar informações sobre os direitos das mulheres e incentivar a denúncia de casos de abuso e violência.
A cor lilás foi escolhida para simbolizar a campanha por sua associação com a luta pelos direitos das mulheres e pela igualdade de gênero. A campanha é uma extensão da Lei Maria da Penha, que foi sancionada em 7 de agosto de 2006 e visa o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher.
O mês de agosto foi especificamente escolhido para coincidir com o aniversário da Lei Maria da Penha, destacando a importância da legislação e reforçando a necessidade de sua aplicação efetiva para proteger as vítimas e combater a violência doméstica.

Leia mais:

(Thays Araujo)