Correio de Carajás

Pela 2° vez sorvete de açaí feito no Pará entra para lista dos mais icônicos do mundo

Sorveteria em Belém ganhou título da enciclopédia de gastronômica internacional TasteAtlas que cataloga pratos tradicionais e restaurantes em vários países.

Sabor da Amazônia: pela 2° vez sorvete de açaí feito no Pará entra pra lista dos mais icônicos do mundo — Foto: Reprodução/Tasteatlas e Redes Sociais Cairu

O sorvete de açaí entrou para a lista dos sabores mais icônicos do mundo, pela 2° vez consecutiva, através da enciclopédia de gastronômica internacional TasteAtlas que cataloga pratos tradicionais e restaurantes em vários países.

O reconhecimento foi publicado na terça-feira (23) no guia on-line e nas redes sociais, ao lado de outros 100 estabelecimentos de todo o mundo. Na lista, outro sabor brasileiro também foi destaque, o sorvete de tapioca, produzido por uma sorveteria na Bahia.

Uma crítica positiva também foi avaliada pelos curadores ao sorvete de açaí e à sorveteria que o produz.

Leia mais:

“É mais do que apenas uma sorveteria: é um símbolo de orgulho regional e um embaixador dos sabores amazônicos tanto para os moradores locais quanto para os visitantes. Seus sorvetes se destacam pelo uso de frutas nativas da Amazônia, expondo os sabores únicos da região. Um de seus sabores de sorvete mais icônicos é o açaí, muito apreciado por seu sabor rico e distinto que equilibra perfeitamente doçura e acidez. Tasteatlas

 

Sorvete do Pará é destaque nos 100 mais icônicos do mundo — Foto: TasteAtlas
Sorvete do Pará é destaque nos 100 mais icônicos do mundo — Foto: TasteAtlas

Segundo a marca, o sorvete de açaí é produzido 100% artesanalmente, tendo uma fabricação diária, sem nenhuma gordura hidrogenada ou conservantes.

O proprietário da sorveteria, Armando Laiun, em entrevista exclusiva ao g1 Pará detalhou que por ser o único empreendimento da região norte a fazer parte da lista, traz um significado importante toda a população, principalmente quando se fala da riqueza da gastronomia paraense e dos sabores da Amazônia.

“Receber esse reconhecimento novamente e no ano que comemoramos 60 anos de Cairu é motivo de imenso orgulho. O açaí é símbolo de todo paraense e a menção na TasteAtlas fez com que gerasse uma curiosidade de consumo pelos turistas. E é inevitável não se apaixonar por esse sabor!”, contou.

História

 

A sorveteria foi criada em 1963 em Belém, na capital do estado do Pará, pelo casal Armando e Ruth Laiun.

O empreendimento foi contemplado e reconhecido por ser considerado símbolo de orgulho regional, além de embaixadora dos sabores amazônicos entre paraenses e turistas que visitam a região.

Armando Laiun na fábrica de sorvetes da Cairu no Pará — Foto: Reprodução/Acervo pessoal
Armando Laiun na fábrica de sorvetes da Cairu no Pará — Foto: Reprodução/Acervo pessoal

O espaço também coleciona outros destaques, como em 2022 que também entrou para a lista das 50 melhores do mundo no Festival Mundial do Gelato, um dos concursos mais famosos da área, realizado em Roma, na Itália.

A receita premiada na época foi o sorvete de “Carimbó”, que mistura doce de cupuaçu e castanha-do-Pará, cujo nome é em homenagem a tradicional dança típica do Pará.

“Estimulamos sempre o comércio local para produção dos nossos sabores e das frutas que são ícones da nossa culinária. Essa matéria prima faz toda diferença no sabor final que levamos para nossas sorveterias”, finalizou o empresário.

(Fonte:G1)