Correio de Carajás

Repórter Correio

Visita internacional

Anfitrião da COP30, o governador Helder Barbalho vai receber a secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, em Belém, no próximo sábado. A dona da chave do cofre americano irá ao Pará depois de participar de uma reunião ministerial do G20, no Rio, comandada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Em fevereiro, Janet esteve em São Paulo para outro encontro do grupo.

Visita internacional II

Leia mais:

A visita a Belém ocorrerá a convite do presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento, o brasileiro Ilan Goldfajn, que vai comemorar um ano do programa Amazônia Sempre. A programação pode incluir uma visita à Ilha do Combu, destino turístico da capital paraense. O BID já investiu 4,2 bilhões de dólares nos oito países da Região Amazônica em 199 projetos, sendo 81 no Brasil, que totalizaram 12 bilhões de reais.

Gatos de energia

As ligações clandestinas para furto de energia, popularmente conhecidas como “gato”, representam um risco para acidentes e prejuízos na conta de luz. Apenas em 2023, foram combatidas 135 mil fraudes desse tipo no Pará, conforme balanço da concessionária de Energia Equatorial Pará. Em 2024, ainda não foi divulgado o balanço atualizado, mas um caso chamou atenção na última terça-feira (23). Um homem que não teve identidade revelada foi eletrocutado ao tentar fazer uma ligação clandestina na rede elétrica de sua residência, localizada em uma área de invasão conhecida como “Sabão”, no bairro da Cabanagem, em Belém.

Gatos de energia II

Elton Lucena, técnico da área de Segurança da Equatorial Pará, explica que o “gato”, ou desvio de energia elétrica, é qualquer instalação realizada à revelia na rede da concessionária de energia para que a energia passe a alimentar alguma carga, residência ou o que quer que seja, sem medição, fazendo com que a Equatorial não consiga medir e faturar essa energia que é desviada.

Corpos do barco

Já se passaram três meses e dez dias desde que um barco à deriva no litoral do Pará foi encontrado por pescadores com pessoas mortas dentro. Até agora, nenhuma vítima foi identificada. O caso, assim que chegou ao conhecimento da Polícia Federal, culminou em uma força-tarefa, com equipes saindo de Brasília até Belém, onde se concentraram os trabalhos inicialmente. Na primeira semana, a PF identificou que eram nove corpos, em estado avançado de decomposição. A causa da morte ainda não foi confirmada, mas a Polícia Federal acredita que tenha sido falta de água e comida.

Corpos do barco II

Alguns documentos e objetos foram encontrados juntos aos corpos e apontam que as vítimas eram migrantes do continente africano, da região da Mauritânia e Mali. A PF trabalha nesse ponto. A investigação aponta uma organização criminosa responsável pela migração ilegal.

Eleições

Evento marcado pelo MDB para hoje (25), no Bairro Liberdade, vai lançar a pré-candidatura de Wenderson Chamon, o Chamonzinho, a prefeito de Marabá. O político pretende reunir todo os seus apoiadores, dos partidos que devem formar a futura coligação. Também está confirmada a presença do governador do Pará, Helder Barbalho.

Eleições II

Já o também pré-candidato a prefeito Dirceu ten Caten, divulgou que a convenção do seu partido, o PT, será no dia 5 de agosto, às 19 horas, no Clube do Sindecomar.

Eleitorado

O Brasil tem 155,9 milhões de eleitores aptos a votar nas eleições municipais de outubro, para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Em relação ao pleito de 2020, a alta foi de 5,4%. Os maiores Colégios Eleitorais do país em 2024 são: São Paulo (34.403.609), Minas Gerais (16.469.155) e Rio de Janeiro (13.033.929), segundo dados divulgados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Dólar x Real

Em 2024, o real registra o pior desempenho frente ao dólar, na comparação com moedas de 27 países. Até o fechamento do mercado nesta terça-feira (23/7), ele havia acumulado queda de 13,25%. No mesmo período, o peso argentino recuou 12,82% (e a Argentina tem inflação de 271,5% em 12 meses), a lira turca baixou 10,14% e o sol peruano caiu apenas 0,67%, segundo dados levantados pela consultoria Elos Ayla.

Negativo

Na segunda-feira (22/7), depois de anunciar um congelamento de despesas de R$ 15 bilhões, o governo piorou a projeção de déficit para 2024. A estimativa passou a ser de que as contas públicas fechem negativas em R$ 28,8 bilhões, o que corresponde ao piso do intervalo de tolerância da meta.