No dia 24 de julho, comemora-se o Dia da Tequila, bebida de origem mexicana tradicionalmente consumida com sal e limão e tomada de uma vez só. Mas por que bebemos tequila com sal e limão? O Receitas conversou com o bartender e mestre destilador Michell Agues, que nos contou sobre mais sobre a tequila e sobre uma das explicações dessa popular forma de consumir a bebida.
Do que a tequila é feita?
A tequila é uma bebida de origem controlada: isso quer dizer que ela só pode ser chamada assim se for produzida no México, em determinadas regiões. Ela é produzida a partir da planta agave azul, que demora cerca de 8 anos para de desenvolver. O que é usado para fazer a tequila é o miolo do agave, chamado de pinã.
Leia mais:Por que bebemos tequila com sal e limão?
Você já deve ter visto as pessoas (ou mesmo já tomou) bebendo a tequila em um copinho desta forma: primeiro lambendo sal, depois tomando a dose de uma só vez e, para finalizar, mordendo uma fatia de limão.
Uma possível explicação, contada por Michell Agues, é que é isso era feito para mascarar a má qualidade das tequilas vendidas antigamente. Uma curiosidade: tradicionalmente, no México, a tequila é degustada em pequenos goles, não de uma só vez. O copinho usado para servir a tequila é chamado de caballito e, em espanhol, a bebida é masculino, el tequila (o tequila).
Além de ser consumida pura, a tequila é ingrediente de diversos drinks.
(Fonte: G1/Receitas)