Nos dias 27 e 28 de julho, a capital federal será palco do XVIII Concurso Nacional de Quadrilhas, evento que reunirá as melhores juninas do País. E o Estado do Pará será representado pela junina Fuá da Conceição, selecionada entre as quadrilhas filiadas à Federação de Quadrilhas Juninas, pelo Núcleo de Toadas e Folclore do Estado do Pará (FEQUANTO).
Com a análise detalhada dos trabalhos realizados pelas juninas paraenses, a seleção foi criteriosa. E a escolhida foi a premiada junina marabaense. Com 10 anos de história, a Fuá da Conceição se destacou nas competições regionais desde o ano de 2023, conquistando títulos em Rondon do Pará e Marabá. A quadrilha também marca presença nos pódios com premiações desejadas, como melhor marcador, melhor casal de noivos e melhor rainha.
Em 2024, a junina manteve seu desempenho notável, figurando em todos os pódios das competições que participou. Em Marabá, ficou em terceiro lugar este ano.
Leia mais:Com o tema “BAILAMAZON”, a arte retrata uma odisseia na Amazônia Paraense, exaltando a cultura regional, destacando ritmos de origem paraense que ganharam o mundo, como a Lambada e o Calypso.
A trilha sonora da apresentação traz a fusão dos ritmos tradicionais paraenses com o estilo junino, celebrando a floresta e a unidade dos povos da Amazônia.
Com 34 pares brincantes e cerca de 100 pessoas envolvidas, a Fuá da Conceição promete encantar o público em Brasília.
O Concurso Nacional de Quadrilhas é uma vitrine importante para a cultura junina do Pará, também para a representação regional, e a Fuá da Conceição está pronta para representar o Pará com garra e alegria.
(Milla Andrade)