Correio de Carajás

Repórter Correio

Despedida

Faleceu na manhã desta sexta-feira (5) em Marabá, o veterano empresário Gercino Mattei, de 78 anos. Ele era muito conhecido por ter marcado época no comércio de sucata no longevo Sucateiro Mattei. Também era pai da advogada Josiane Kraus Mattei, procuradora do Município de Marabá. Por esta razão, inclusive, a Subseção da OAB emitiu nota de pesar e solidariedade à família. O sepultamento dele será às 9h30 deste sábado (6), no Cemitério da Saudade, na Folha 29.

Eleições

Leia mais:

A partir deste sábado, 6 de julho, ficam faltando apenas três meses para o 1º turno das Eleições Municipais 2024. Por isso, no calendário eleitoral, começa a valer uma série de proibições às candidatas e aos candidatos, sobretudo àquelas e àqueles que ocupam cargo público. A maioria das restrições estão previstas na Lei nº 9.504/1997, que estabelece as normas para as eleições.

Eleições II

É nesta data também que os órgãos e as entidades da Administração Pública direta e indireta poderão ceder funcionárias e funcionários à Justiça Eleitoral, em casos específicos e de forma motivada, quando solicitado pelos tribunais eleitorais. Neste caso, o prazo vale até 6 de janeiro de 2025 para as unidades da Federação que realizarem apenas o 1º turno.

Proibições

Entre as proibições estão: a de presença em inaugurações: candidatos não podem comparecer a inaugurações de obras públicas; veiculação de nomes, slogans e símbolos: sites, canais e outros meios de informação oficial não podem conter nomes, slogans, símbolos, expressões, imagens ou outros elementos que permitam identificar autoridades, governos ou administrações, cujos cargos estejam em disputa na campanha eleitoral; publicidade institucional e pronunciamento em cadeia de rádio e TV: é vedado o pronunciamento em cadeia de rádio e de televisão fora do horário eleitoral gratuito, salvo quando, a critério da Justiça Eleitoral, tratar-se de matéria urgente. Além disso, passa a ser proibida a publicidade institucional de atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos ou das respectivas entidades da Administração indireta.

Botijão de gás

Dois homens ficaram feridos durante a explosão de um botijão de gás que estava em uma embarcação usada para a pesca, em Vigia, região nordeste do Pará. O acidente foi na última quinta-feira (4), próximo à orla da cidade. Populares registraram, com o celular, o momento em que as vítimas pedem por ajuda e reclamam de dores. Os dois homens atingidos pela explosão foram identificados como Adriano Nunes dos Passos, de 48 anos, e Janilson Siqueira, idade não divulgada. Eles receberam os primeiros atendimentos de emergência no Hospital Municipal de Vigia e apresentavam queimaduras por todo o corpo.

Onça-parda

Dois filhotes de onça-parda, que tinham sido resgatados em Itaituba, no sudoeste do Pará, foram transportados de avião para Belém onde vão ser tratados até terem condições de serem reintroduzidos na natureza. No último dia 24 de junho, a Polícia Militar de Miritituba, distrito de Itaituba, acionou o Instituto Chico Mendes (ICMBio) para apoiar no resgate de um filhote de onça. O animal havia sido encontrado por trabalhadores de uma empresa portuária da região. Era uma fêmea, batizada com o nome de Naurú – corajosa e guerreira em Tupi Guarani. Na volta para a base, a equipe foi informada de mais um filhote nas mesmas condições. O irmão ganhou o nome de Piatã – fortaleza em Tupi Guarani.

Falso médico

A Polícia Civil do Pará, por meio da Divisão de Investigações e Operações Especiais (DIOE) e da Delegacia Especializada em Investigação de Estelionato e Outras Fraudes (DEOF), prendeu em flagrante, um homem acusado pelos crimes do exercício ilegal da medicina e falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produto destinado para fins terapêuticos ou medicinais. A equipe de policiais civis recebeu o dossiê, através do Disque Denúncia (191). A denúncia informava que um homem se apresentava como médico e realizava os atendimentos nos fundos do imóvel, onde foi encontrado um estoque de medicamentos. O suposto médico cobrava R$ 70,00, por consulta.