A Conmebol reconheceu nesta quarta (3/7) que houve erro na não marcação do pênalti sofrido por Vinicius Jr. na partida entre Brasil e Colômbia pela Copa América. O jogo, que terminou em 1 x 1, deixou a Seleção Brasileira na segunda posição do Grupo D, com os colombianos na liderança.
Em vídeo, a Conmebol admite o erro da equipe de arbitragem no lance aos 42 minutos do primeiro tempo, em entrada do lateral-direito da Colômbia Daniel Muñoz sobre Vinicius Jr. De acordo com a explicação o defensor colombiano não toca na bola, mas faz um contato imprudente contra o atacante brasileiro.
“No minuto 42, em uma disputa de bola dentro da área, um defensor não toca a bola, e, como produto da disputa, é produzido um contato imprudente para a ação. O árbitro não consegue observar a ação e deixa que o jogo continue. O VAR, em sua checagem protocolar, analisa por distintos ângulos, velocidades e considerações e não consegue identificar que o defensor não toca a bola antes de entrar em contato imprudentemente com o atacante. O VAR confirma, de maneira incorreta, a decisão original de campo”, diz o vídeo.
Leia mais:A recomendação do VAR foi para que a partida continuasse, sem a marcação do pênalti, pois o jogador da Colômbia toca a bola. A decisão foi acatada pelo árbitro Jesús Valenzuela.
Segundo colocado do grupo D, o Brasil encara agora o Uruguai no sábado (6/7). A partida é válida pelas quartas de final da Copa América, e vai acontecer às 22h, em Las Vegas. Suspenso, Vinicius Jr. não poderá participar da partida. Quem passar, encara o vencedor de Colômbia e Panamá.
(Fonte: Metrópoles)