A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) vai ofertar, em 2019, o curso de Mestrado em História. A proposta foi aprovada junto ao Ministério da Educação (MEC) e a Unifesspa passa a ser a primeira instituição de ensino superior no sul e sudeste do Pará a oferecer um mestrado na área.
O mestrado em História da Unifesspa terá área de concentração em História e Cultura na Amazônia, permitindo a construção de conhecimentos no campo da ciência histórica acerca da chamada Amazônia brasileira, problematizando-a em diferentes perspectivas e abordagens temáticas.
As pesquisas contribuirão para compreender a dinâmica das relações de poder, dos conflitos em torno de interesses de ordenamento social e de domínio territorial envolvendo, notadamente, redes do grande capital (agronegócio, mineração, hidronegócio) e diferentes grupos sociais (camponeses,indígenas, extrativistas, quilombolas e segmentos diversos de trabalhadores rurais e urbanos etc.).
Leia mais:O curso de mestrado será coordenado pelo Prof. Dr. Erinaldo Cavalcanti e será ofertado pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPG-História). Serão oferecidas 10 vagas por seleção, distribuídas nas seguintes linhas de Pesquisa: “Cultura, memória e relações de poder” e “Ensino de história, narrativas e documentos”.
A previsão é que o edital para seleção seja lançado no primeiro semestre de 2019, com início das aulas no segundo semestre. Poderão participar da seleção profissionais formados em História e áreas afins como Ciências Sociais, Geografia, Pedagogia, Filosofia, Letras, Antropologia e Educação do Campo. Todas as informações sobre o novo programa de mestrado estarão disponíveis no site https://ppghistoria.unifesspa.edu.br/.
(Foto: Divulgação)