Correio de Carajás

Órgãos de segurança dão início à Operação Verão 2024 em Marabá

A Operação Verão 2024 será oficialmente iniciada na próxima sexta-feira

As forças de segurança em Marabá deram início à operação Verão 2024, que tem o propósito de garantir que marabaenses e turistas curtam o mês de julho com tranquilidade na cidade. Para explicar detalhes sobre as ações que serão realizadas ao longo deste mês, representantes da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, do Departamento Municipal de Transporte e Trânsito Urbano (DMTU), do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) e do Departamento Municipal de Segurança Patrimonial (DMSP) estiveram reunidos em coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira (1º).

Na oportunidade, o coronel Batista, comandante do Comando de  Policiamento Regional II, reforçou o trabalho conjunto realizado pelas forças de segurança, ressaltando que a operação pretende garantir um verão pacificado. Sobre a atuação da Polícia Militar, ele explica que as ações terão início na sexta-feira (5), tanto em Marabá, quanto em municípios vizinhos como Itupiranga, Palestina, Brejo Grande do Araguaia, São João do Araguaia e Piçarras.

Em solo marabaense, os policiais militares vão atuar tanto na Praia do Tucunaré, quanto em balneários badalados da cidade, com destaque para Vavazão, Taboquinha e Praia do Espírito Santo. Os lugares mais afastados serão cobertos pelo Batalhão Rural e a área urbana pelo Batalhão de Missões Especiais. “Esses locais vão receber reforço policial para preservação da ordem pública”, explica o coronel. Cerca de 250 policiais militares e 25 viaturas estarão envolvidos na operação.

Leia mais:

Na Praia do Tucunaré, o policiamento será robusto e contará com guarnições 24 horas por dia, que irão utilizar quadriciclos em sua locomoção.

REFORÇO DA SEGURANÇA

Reafirmando as palavras do coronel, o superintendente regional de Polícia Civil, delegado Vinícius Cardoso, elabora que a atuação conjunta das forças de segurança também vai atuar na prevenção e repressão de crimes.  Em relação à força que gerencia, ele diz que será realizado um trabalho investigativo relacionado aos balneários e ao comércio de Marabá, “com o objetivo de inibir crimes contra o patrimônio e violência nesses estabelecimentos”. O delegado complementa enfatizando que a Polícia Civil também vai atuar em parceria com os órgãos de fiscalização de trânsito.

Neste período, o efetivo que atua no plantão na 21ª Seccional Urbana de Polícia Civil, na Folha 30, Nova Marabá, também será reforçado.

Da mesma forma, o tenente-coronel Marcos Felipe Galucio de Souza, subcomandante do 5º Grupamento de Bombeiros Militar, descreve que a equipe realiza operações de veraneio de maneira recorrente e reforça que o efetivo estará presente nas praias como guarda-vidas e também com o serviço de Defesa Civil, atuando principalmente na ajuda e reconhecimento de crianças que eventualmente fiquem perdidas. A ação do Corpo de Bombeiros se estende também para municípios próximos à Marabá.

Paralelo à operação de veraneio, o Corpo de Bombeiros realiza a operação Fênix, que realiza o importante trabalho de combate às queimadas que são tão comuns nessa época do ano.

TRÂNSITO

Representando o Detran, o agente França pontua o grande número de acidentes de trânsito nas vias do município. “Um dos fatores que mais causam esses acidentes é o álcool na direção e o que anda junto com ele é a velocidade”, elabora. Ele lembra que há diversos radares instalados na cidade, com o objetivo de inibir motoristas em alta velocidade. É importante ressaltar que em alguns casos a imprudência fala mais alto e nem mesmo o equipamento de monitoramento é suficiente para fazer motoristas e motociclistas ‘andarem na linha’.

Na operação de veraneio, o órgão fará ações que visam coibir as ações inflacionárias. “O alcoolismo ao volante é o que mais vem causando esses acidentes. Atuamos em parceria com o DMTU, com a Guarda Municipal, Polícia Militar e nosso objetivo também é fiscalizar essas situações”.

Jair Barata Guimarães, secretário municipal de Segurança Institucional, em sua fala, corrobora as ações das forças de segurança e detalha que da parte do município, o DMTU, a Guarda Municipal e o DMSP terão sua quota de atuação durante o período de veraneio. O DMTU será responsável pela realização de ações de educação para o trânsito, com o uso de uma van. Além disso, os órgãos de segurança municipais vão utilizar um trailer cedido pela Polícia Militar, que será utilizado como base de operação na Orla de Marabá. Também será reforçada a sinalização de trânsito em toda a cidade.

A Guarda Municipal, por sua vez, terá viaturas em todos os bairros e atuará como reforço para outros órgãos. Agentes estarão na Praia do Tucunaré e uma lancha será utilizada para dar apoio ao Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e demais forças de segurança. Por fim, o DMSP terá uma tenda montada na praia, que será integrada aos demais órgãos. (Luciana Araújo, com informações de Evangelista Rocha)