Na terça-feira (25), a comunidade do bairro Cidade Nova, em Itupiranga, recebeu uma Ação Cívico Social (ACiSo) realizada pelo 23° Batalhão Logístico de Selva que ofereceu serviços médicos, odontológicos e de recreação para as crianças. A atividade contou com a parceria da equipe técnica da Unidade Básica de Saúde da Cidade Nova e beneficiou cerca de 80 pessoas.
De forma lúdica, o Joãozinho, um jacaré de fantoche que tem dentes grandes e branquinhos, foi usado para explicar à criançada sobre a importância da escovação para manter a saúde bucal. “Eu aprendi a escovar os dentes, pintar e desenhar”, disse o pequeno Natanael Cruz, de 10 anos, que se divertiu durante a recreação que encerrou com o lanche e distribuição de brindes.
O Aspirante Dentista Gabriel, do Hospital de Guarnição de Marabá, explica que muitas pessoas ainda têm medo de ir ao dentista e que precisa trabalhar o psicológico de crianças e adultos sobre a importância de buscar os consultórios dentários com mais frequência. “Geralmente, os pacientes chegam com dúvidas simples como que tipo de escova é melhor, como escovar os dentes. Isso porque ainda há um certo medo do dentista. O barulhinho do aparelho assusta. Mas a gente aproveita essas ações para estar mais perto da sociedade e esclarecer, principalmente para as crianças, a importância de ir ao dentista”, explicou.
Leia mais:Dona Maria da Silva, dona de casa, compareceu na Unidade de Saúde e disse que gosta quando o Exército Brasileiro leva serviços para a comunidade. “Quando tem ações como esta, eu aproveito para fazer a consulta. No sistema convencional, demora muito conseguir uma vaga e eu não tenho mais tanta disposição para enfrentar longas filas”, ressaltou a moradora.
Este ACiSo faz parte do contexto da Operação Munduruku 9, um adestramento da 23ª Brigada de Infantaria de Selva realizado para o aprimoramento de técnicas e táticas militares das tropas que atuam como Força de Prontidão do Comando Militar do Norte na Amazônia Oriental.
Atividades no Terreno
Entre os dias 22 e 26 de junho, a comunidade de Itupiranga vai presenciar uma intensa movimentação de militares no Bairro da Cidade Nova. Serão realizadas diversas atividades de adestramento que envolve infiltração no terreno, assalto aeromóvel, defesa de território, fogos de artilharia, entre outras capacidades operacionais da Força Terrestre, tudo de forma simulada. Um confronto entre militares da Força Tarefa e tropas da Força Oponente será o desfecho da atividade.
É importante destacar que o Exercício Operacional foi planejado e obedece os padrões de segurança do Exército Brasileiro, sem oferecer qualquer risco aos moradores. (Ascom CMN)