Correio de Carajás

Arretados da Paixão promete estreia no grupo A com temática nordestina

No ano passado, a junina ficou em 1º lugar no grupo B e conquistou destaque individual em todas as categorias/ Foto: Jordão Nunes

Foi em meio a muito fervor e alegria, que a junina Arretados da Paixão se preparou nas últimas semanas para sua estreia no grupo de elite do 37º Festejo Junino. Em meio a ensaios intensos nas quadras da Folha 20 e a confecção de trajes coloridos, a pressão é palpável, mas a determinação e o entusiasmo do grupo são ainda maiores. No último dia 13, o Correio de Carajás acompanhou um ensaio do grupo e pôde fazer uma pequena degustação do menu preparado pelos brincantes e que será apresentado à Marabá nesta quinta-feira, 27.

No ano passado, a junina não só ficou em primeiríssimo lugar no grupo B, como conquistou os destaques de todas as categorias individuais. O presidente da Arretados da Paixão, Thiago dos Santos, conversou com a reportagem sobre os desafios enfrentados pelo grupo nesta fase crucial. “Estamos sendo comparados com juninas mais experientes, mas estamos correndo atrás para nos igualar ou, pelo menos, manter o nível delas”, admite Thiago, com um misto de orgulho e expectativa.

Fundada há sete anos, a trajetória da Arretados da Paixão é marcada por apresentações em igrejas católicas e festas locais. Nos últimos três a cinco anos, o grupo foi impulsionado a participar do festejo de Marabá, graças ao apoio de importantes figuras do cenário cultural local.

Leia mais:

Mariane Santos, a carismática rainha da junina, está em seu segundo ano no papel de destaque. Com uma história que começou como marcadora no festejo municipal, Mariane revela sua paixão pela dança. “Danço quadrilha há sete anos, comecei na Arretados da Paixão, mas também participei da junina Explode Coração”, compartilha, com um brilho nos olhos.

Sobre as expectativas para este ano, ela afirma com confiança: “O público vai entender e absorver nosso trabalho, e esperamos que todos acompanhem nosso projeto no festejo junino”.

A experiência de Léo Vasconcelos, o marcador do grupo, é um trunfo para a Arretados da Paixão. Aos 37 anos, Léo traz consigo a experiência de quem vive a quadrilha desde os seis anos. “Já dancei na Explode Coração e na Junina Jovens Arretados. Desde o ano passado, sou o marcador da Arretados da Paixão”, relata Léo, com a serenidade de quem conhece bem o caminho das festas juninas.

Ele aproveita para dar um spoiler e adiantar um pouco do que está por vir: “Vamos trazer um tema nordestino, inspirado na história de vida dos meus pais, que são do Ceará e da Paraíba. Vou interpretar o grande Luís Gonzaga”.

Romênia Silva, a radiante noiva da junina, encontrou seu lugar no grupo por meio de um convite na escola. “Entrei na junina para ser a noiva e, desde então, estou aqui há dois anos. Dançamos com amor e alegria, e no ano passado mostramos nosso trabalho com tudo”, diz.

A expectativa para o evento deste ano é alta. “Nossa temática está ótima, estamos trabalhando com grandes produtores e coreógrafos, e esperamos que tudo dê certo”, afirma, com a confiança de quem sabe que está preparada. (Thays Araujo)