A Partage Malls promoveu pela primeira vez, em Marabá, o Fórum Nacional de Desenvolvimento do Varejo. A cerimônia, realizada na noite desta quinta-feira, 20, no Casarão Eventos, reuniu 250 pessoas e buscou debater o crescimento do varejo local, explorar novas oportunidades de negócios e fomentar o desenvolvimento regional. Este encontro, já realizado em outros estados, reuniu importantes nomes do setor.
Adriano Capobianco, diretor comercial e de novos negócios da Partage Malls, abriu o evento destacando a relevância da iniciativa. “Levamos o fórum do varejo para diversos estados nos quais os nossos shoppings estão presentes. Pela primeira vez, acontece em Marabá, e temos muito orgulho de dar o start nesta iniciativa em um dos endereços mais relevantes do estado”, afirma.
O diretor também aproveitou para levantar que a região marabaense está repleta de oportunidades para o varejo e o fórum discute exatamente isso: o desenvolvimento do comércio local, além de ressaltar a tradição, colocando em perspectiva as visões de futuros que a Partage e convidados têm para a região.
Leia mais:O fórum foi estruturado em dois painéis principais: “Marabá e região: desenvolvimento e negócios no Pará” e “O Varejo paraense: tradição, inovação e visão de futuro”. Adriano ressaltou que Marabá é uma cidade dinâmica e diversificada, cheia de oportunidades.
“Estamos trazendo aqui uma oportunidade de discutir a cidade e encaminhar novos investimentos, novos caminhos, novos horizontes. Marabá é uma cidade absolutamente surpreendente”, avalia, acrescentando que a intenção do fórum é alinhar muitas perspectivas que trarão a evolução do varejo da região, novos empregos e investimentos.
A visão otimista do diretor foi refletida por João Tatagiba, presidente da Associação Comercial e Industrial de Marabá (Acim). “A gente vê com muito otimismo porque traz grandes marcas para oferecer ao consumidor marabaense e de toda a região, valorizando as marcas locais. Marabá está de parabéns por abrigar um evento dessa magnitude. Isso é geração de riqueza, geração de empregos, isso é desenvolvimento. Quero parabenizar os empreendedores de Marabá”, aponta.
Ian Corrêa, vice-presidente de operações e head de inovação da Sinobras, reforça a importância de mostrar o potencial de Marabá. “Acredito que esse momento é uma oportunidade para as pessoas conhecerem o potencial que o município tem. Muitas vezes, é preciso que alguém de fora venha para demonstrar. Esse evento vai nos fazer repensar e retomar a agenda de desenvolvimento da região”, diz.
No mesmo tom, Anderson Ribeiro, multifranqueado da Kopenhagen, Mmartan, Track & Field, Portobello e Todeschini, destaca a riqueza dos diálogos proporcionados pelo fórum. “A discussão sobre o futuro do varejo da nossa cidade, pela variedade de pessoas que usaram a fala, não tem como não ser enriquecedor. Sou suspeito para falar, já tenho três operações aqui. Estou grato pelo evento ter vindo para Marabá. Será um portal para empresários trocarem ideias, falarem sobre desafios e conhecerem as perspectivas do shopping para a região”, afirma.
A importância do evento para atrair novos negócios foi sublinhada por Caetano Reis, secretário de Mineração, Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia e da Secretaria Municipal de Turismo de Marabá. “Parabenizamos a Partage por esse posicionamento. Eles são vetores no desenvolvimento, atraindo grandes empresas. Este evento é importante para atrair novos negócios e investimentos para Marabá. Temos um forte laço com a Partage no desenvolvimento local. Mais de 3.000 empregos diretos estão ligados ao shopping, fora a cadeia de empregos indiretos que ele gera”, afirma.
Alessandro Thiry, diretor de Desenvolvimento do McDonald’s, manifestou interesse em expandir para Marabá, apesar dos desafios logísticos. “Agradecemos o convite da Partage. A região de Marabá e Parauapebas tem um grande potencial. Estamos analisando a possibilidade de colocar um restaurante na região. Cada vez que volto aqui, fico mais convencido do potencial, apesar dos desafios logísticos que ainda precisamos resolver, como garantir a qualidade dos nossos produtos”, finaliza.
O 1º Fórum de Desenvolvimento do Varejo em Marabá visa a ser um marco significativo, reunindo diversos atores do setor para discutir e traçar novos caminhos para o crescimento econômico e desenvolvimento do varejo na região. (Thays Araujo)