O campus 3 da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), em Marabá, vai abrigar nesta terça-feira e quarta-feira (18 e 19 de junho) mais uma edição da Agropec, simpósio que discute a importância do agronegócio paraense. A abertura será às 8 horas da manhã e deve reunir acadêmicos de cursos ligados ao agro, professores, especialistas e profissionais e representantes de vários setores da economia.
A formação da mesa com as autoridades vai contar com: o reitor da Unifesspa e anfitrião, professor-doutor Francisco Ribeiro da Costa; do diretor do Instituto IEDAR: Prof. Dr. Daniel Nogueira Silva; do vice-presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Antônio Caetano e da estudante Evelyn Oliveira Santana, acadêmica de Agronomia.
O primeiro painel vai contra com tema: “Presente e futuro no agronegócio paraense”, com o executivo Eugênio Alegretti. Ele vai analisar as tendências, oportunidades e desafios para o homem do campo.
Leia mais:Às 9h30 será a vez de Luana Freitas, com o painel: “Da engenharia para o Agronegócio. Às 10h30 um coffe-break, seguido da palestra “Juventude, Produção, Preservação e Inovação”, com Neilon Portugal.
Às 14 horas, será a vez da promotora de Justiça da área ambiental, Alexsandra Mardegan, na palestra “Novo marco regulatório para o Agronegócio: Lei 14.785/23 – principais mudanças e impactos ambientais”. Ela vai analisar o monitoramento socioambiental na pecuária, histórico e desafios.
Às 15 horas, ainda nesta terça-feira, será a vez de Rodrigo Fraoli, da Ruralbook, falar sobre “Marketing para o agro – Como utilizar as redes sociais para divulgar e fortalecer o agronegócio”.
Às 16h30, Marcos Vasconcelos vai explanar sobre “Gesso agrícola, um importante condicionador de solo”. Para encerrar a tarde, às 17h30, acontece o momento “Prosa com o Produtor”, com a presença de Antônio Vieira Caetano.
SEGUNDO DIA
Na quarta-feira, dia 19, será a vez do experiente advogado Luís Gustavo Trovo Garcia falar sobre “Compra e venda de imóveis rurais – Requisitos mínimos”.
Em seguida, ficará a cargo do também médico veterinário Odilon Soares falar sobre “Desafios da pecuária de precisão – Do campo à mesa do consumidor”.
Djalma de Freitas, em um painel que certamente vai interessar muito aos acadêmicos, vai palestrar sobre: “Primeiro emprego, como chegar lá!”
Às 11h30, uma mesa redonda contará com: Mauro Lúcio Costa, Mauricio Fraga Filho e Italo Ipojucan, com foco no “Monitoramento socioambiental na pecuária, histórico e desafios”.
O evento terá encerramento por volta das 13 horas com um churrasco de confraternização. (Da Redação)