Moradores de Parauapebas reclamam das más condições de avenidas da cidade. Fotos e vídeos enviados ao Correio de Carajás mostram buracos que tomam boa parte das vias. O problema foi confirmado presencialmente pela reportagem.
No Bairro Cidade Jardim, o morador da Avenida I, Thiago Ribeiro, elencou dificuldades vividas por ele e os vizinhos. “Os buracos oferecem um risco tanto para quem é pedestre, quanto para quem circula com veículos”, diz, justificando que pessoas já se machucaram ao trafegar na rua cheia de buracos.
De acordo com Thiago, a situação vivida pelos moradores acarreta problemas de saúde, devido ao esgoto a céu aberto e à água que fica empossada dentro dos buracos. Ele acredita que muitas crianças da rua estão adoecendo devido a essas situações, o que o leva a afirmar se sentir “um cidadão desassistido pela atual gestão”.
Leia mais:Já na Avenida Brasil, no Bairro Parque das Nações II, Adailton da Silva conta que a via era a melhor do bairro, entretanto, lamenta que agora a gestão municipal tenha iniciado uma obra sem previsão de conclusão. “A prefeitura cavou todas as ruas e deixou os buracos sem tampar”, disse.
Francisca Moraes, também moradora da Avenida Brasil, confessa já ter ajudado os vizinhos a bloquearem a via, impedindo o tráfego de veículos, para diminuir a poeira, mas sem resultados. Segundo ela, a atitude foi necessária para preservar a saúde do filho que estava adoecendo. “Já tem quatro anos de obra e não termina. Eu tenho cinco crianças e estamos em uma situação precária, quando é chuva temos lama, quando é verão é poeira”, reclama. Francisca afirma que antes havia asfalto na Avenida, mas o pavimento foi retirado para serem colocados bloquetes, o que nunca aconteceu.
O Correio de Carajás solicitou esclarecimentos à Prefeitura Municipal, mas não houve resposta até a publicação desta reportagem. (Theíza Cristhine, com informações de Ronaldo Modesto)