Está publicado no Diário Oficial do Estado desde esta terça-feira (11) a nomeação do coronel Ricardo Batista da Silva, como comandante do CPR-II – 2º Comando de Policiamento Regional –, com sede em Marabá. Batista ocupava o comando do CPR-V, em Redenção, e volta a Marabá depois de cinco anos. Por telefone, o novo comandante falou um pouco de sua trajetória na “Briosa de Fontoura”.
Coronel Batista atuou por 15 anos em Marabá, em duas passagens. Na primeira, entre 2001 e 2007, ele esteve lotado no 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM). Nesse período ele foi comandante durante cinco anos do extinto GTO – Grupamento Tático Operacional –, que hoje se chama 1º Batalhão de Missões Especiais (1º BME), uma espécie de tropa de elite da PM.
Na segunda passagem por Marabá, Batista atuou na área da Inteligência do efetivo do CPR-II, entre os anos de 2010 a 2019.
Leia mais:Depois disso, ele foi designado para assumir o comando do 19º BPM, com sede em Paragominas, e de lá seguiu para Redenção, onde comandou o CPR-V por um ano e oito meses.
Agora, coronel Batista volta para comandar uma unidade estratégica da segurança pública, cuja área de abrangência tem 16 municípios, onde vivem aproximadamente um milhão de habitantes.
Mais mudanças
Dentro desse “F5” que a Polícia Militar fez no sudeste do Pará, o coronel Dayvid Sarah Lima, que ocupava o cargo de comandante do CPR-II, foi transferido para Castanhal, onde assume o comando do CRP-III.
Já o coronel Harley Alves da Costa, que estava no comando do 4º BPM, agora foi alçado ao posto de subcomandante do CPR-II. Diante disso, o coronel Íbsen Loureiro de Lima, que estava lotado como comandante do 51º BPM, em Dom Eliseu, assume o comando do 4º BPM.
(Chagas Filho)