Correio de Carajás

Relembre casos de fãs que causaram acidentes em cenários de filmes

Homem morre ao cair de penhasco que aparece em cena de 'Missão Impossível', na Noruega. Local virou ponto turístico perigoso.

Tom Cruise em cena de 'Missão: Impossível - Efeito Fallout' — Foto: Reprodução

Um homem morreu nesta segunda-feira (3) após cair do penhasco norueguês Preikestolen, que tem 604 metros de altura e é famoso devido a cenas da franquia “Missão Impossível”, estrelada por Tom Cruise. A notícia foi publicada pelo site da TV americana CNN, na quarta.

O local foi cenário de gravação do longa “Missão: Impossível – Efeito Fallout” (2018). Quando o filme estreou, 2.000 pessoas assistiram ao longa diretamente do penhasco, com uma tela posta sobre as rochas. À época, Cruise brincou com a situação e disse que os fãs estavam fazendo uma “missão impossível”.

O penhasco Preikestolen já era famoso antes do filme, mas trabalhadores da região dizem que o espaço se tornou muito mais visitado depois de “Missão Impossível”.

Leia mais:

Esse não é o único caso em que fãs de produções cinematográficas vão até o cenário real de uma cena e, com isso, acabam provocando morte, acidente, prejuízo ou tumulto.

Relembre alguns casos a seguir.

‘Na natureza selvagem’

 

Helicóptero carrega ônibus que ficou famoso no livro e no filme 'Na natureza selvagem' sobre o Parque Nacional de Denali, no Alasca — Foto: Seth Lacount/Guarda Nacional do Alasca/AFP
Helicóptero carrega ônibus que ficou famoso no livro e no filme ‘Na natureza selvagem’ sobre o Parque Nacional de Denali, no Alasca — Foto: Seth Lacount/Guarda Nacional do Alasca/AFP

Em 2020, um helicóptero militar americano removeu um antigo ônibus do Alasca, após o veículo se tornar uma famosa atração turística e causar riscos à vida de muitas pessoas.

O chamado Magic Bus apareceu no livro “Na natureza selvagem” (1996), de Jon Krakauer, e no filme dirigido por Sean Penn em 2007.

As obras contam a história de Chris McCandless, jovem que passou o verão de 1992 no ônibus e morreu de fome após 114 dias.

Após o sucesso do filme, muitos turistas passaram a visitar o local, que fica nos confins do Parque Nacional Denali, perto de Healy. Perigosa, a atividade fez muitos turistas precisarem de resgate no meio do nada.

Entre 2009 e 2017, foram realizadas 15 operações de resgate relacionadas ao ônibus.

 

“Depois de estudar o assunto, colocar vários fatores na balança e considerar várias alternativas, decidimos que o melhor seria remover o ônibus”, disse na época uma comissária do Departamento de Recursos Naturais do Alasca, durante a operação que retirou o veículo do local.

‘Pousando no Amor’

 

'Pousando no Amor' — Foto: Reprodução
‘Pousando no Amor’ — Foto: Reprodução

A série sul-coreana “Pousando no Amor”, da Netflix, tem cenas que se passam em uma pequena vila de pescadores de Iseltwald, na Suíça. O lugar virou ponto turístico após o sucesso dos episódios, que acabaram em 2020.

O local foi até apelidado no Google Maps como “local de filmagem de Crash Landing on You”.

A vila, que tem cerca de 400 moradores, acabou se tornando intensamente movimentada. Tantas pessoas começaram a visitar o local que a situação passou a irritar os moradores.

“É uma pequena vila que, normalmente, tem este lindo lugar só para eles, e de repente você tem centenas de turistas todos os dias”, disse Markus Berger, chefe de comunicação corporativa da Switzerland Tourism, em entrevista à agência de notícias americana “Bloomberg”, em 2023.

Reclamações sobre o barulho, agitação e comportamento dos turistas se tornaram frequentes desde então.

‘Frozen’

 

Vista à distância da vila de Hallstatt, na Áustria em foto de junho de 2020 — Foto: AFP / JOE KLAMAR
Vista à distância da vila de Hallstatt, na Áustria em foto de junho de 2020 — Foto: AFP / JOE KLAMAR

No ano passado, a vila austríaca de Hallstatt instalou barreiras de madeira para impedir a vista alpina do local, após turistas começarem a tumultuar frequentemente a área para tirar fotos.

O lugar é conhecido por ter uma vista que lembra o cenário da franquia de animação “Frozen”.

O muro foi retirado dias depois, mas as reclamações dos moradores continuaram. Na vila, há 750 moradores.

“A única coisa que ajudaria é se o ponto de foto não for mais um ponto de foto”, disse o prefeito Alexander Scheutz a um jornal local, na época.

(Fonte:G1)