Nesta quarta-feira, 29, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), representado pela 10ª Promotora de Justiça de Marabá, Jane Cleide Silva Souza, participou como palestrante no encerramento das atividades do Maio Laranja, no Município de Nova Ipixuna. O evento marcou o fim de uma série de ações realizadas pelos agentes da rede de proteção e garantia de direitos das crianças e adolescentes, que incluíram rodas de conversa, palestras e distribuição de panfletos em escolas da rede pública local, tanto na área urbana quanto rural.
Durante a palestra, foi enfatizado que nenhuma forma de violência contra crianças e adolescentes (física, sexual, psicológica e institucional) deve ser tolerada. Foram abordados os instrumentos e mecanismos de proteção às vítimas, o dever de cuidado dos pais e a responsabilização que deve ser promovida em casos de omissão ou ação dos genitores que impliquem em violação do poder familiar.
Leia mais:A promotora destacou ainda a importância da atuação articulada da rede de proteção e da atenção emergencial às vítimas, com base no princípio da proteção integral e da prioridade absoluta.
Além da promotora Jane Cleide Silva Souza, participaram do evento pela Promotoria de Justiça de Marabá a assistente social Mônica do Socorro Thompson de Morais e a psicóloga Oziléa Souza Costa, ambas integrantes da equipe técnica da Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Marabá.
O evento contou ainda com apresentações de teatro e dança, realizadas por servidores da rede de proteção e alunos, proporcionando um encerramento cultural e educativo para as atividades do Maio Laranja.
(Ascom MPPA)