Correio de Carajás

Selfie na urna: Eleitores estariam fotografando o voto nas cabines

Algumas denúncias chegaram às redes sociais do Portal Correio nesta manhã dando conta de que alguns eleitores estariam fazendo selfie de seus votos dentro da cabine de votação, o que é considerado crime, sujeito a multa e prisão, pela Justiça Eleitoral.

A Lei Eleitoral 4737/65 proíbe que se tire qualquer tipo de foto ou grave vídeos durante a votação, incluindo fotos da urna e selfies na cabine. A lei foi criada com a intenção de se proteger o sigilo do voto, impedindo, por exemplo, que um cidadão tire uma foto para comprovar que votou em determinado candidato.

Aqueles que não obedecerem à lei e tentarem tirar uma foto na cabine de votação serão presos em flagrante e poderão cumprir penas de até 2 anos de detenção.

Leia mais:

Também é necessário ficar atento às “colinhas” com os números dos candidatos. Ainda que elas sejam permitidas durante a votação (e neste ano são quase que necessárias, já que entre deputados, governadores, senadores e presidentes serão seis candidatos que cada eleitor deverá escolher), esses números deverão estar anotados em algo não eletrônico. Valem cadernos, papel de pão, guardanapo, um pedaço de madeira com os números entalhados, tudo isso válido. A única coisa que não pode é que essa “cola” seja feita em um arquivo eletrônico, então não adianta marcar os números no celular que aí eles não poderão ser consultados ali na hora. (Da Redação, com informações canaltech.com.br)