Desde às 8h10 desta segunda-feira, alunos, professores e técnicos da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) estão liberados para escolherem a chapa de sua preferência para a gestão da universidade pelos próximos quatro anos.
A votação deve encerrar às 22h30 e o resultado divulgado, no máximo, até o próximo dia 29, quarta-feira.
O pleito ocorrerá de forma online, por meio do sistema SIGEleição, garantindo que cada votante possa exercer seu direito remotamente, utilizando seu login e senha. Além disso, a resolução nº 131/2024 do Conselho Universitário (Consun) indica que cada unidade da Unifesspa deverá disponibilizar pelo menos um local de votação aberto à comunidade acadêmica durante todo o período de realização da Consulta.
Leia mais:Mas, de acordo com a resolução nº 131/2024 do Consun, ainda que seja chamado de “eleição”, o ato é, na verdade, uma “consulta prévia e informal à comunidade”, sobre sua preferência para os candidatos aos cargos de reitor e vice-reitor.
O processo ocorre desta forma para que seja elaborada uma lista tríplice, que será enviada à presidência da República faça sua escolha. Para que isso aconteça, após a votação, a Comissão Organizadora da Consulta (COC) apresentará o resultado e encaminhará ao (Consun), que deliberará sobre a inclusão de mais um nome.
Em seguida, a lista será encaminhada para a presidência da República e só então será feita a nomeação do futuro reitor, que estará à frente da Unifesspa até 2028.
É importante ressaltar que a escolha da presidência da República é baseada na quantidade de votos recebidos por cada candidato. Como aconteceu na votação anterior, nem sempre o mais votado é necessariamente escolhido pelo presidente.
Vale lembrar que uma mudança significativa acontece este ano, uma vez que ao contrário do pleito anterior, o voto de cada categoria (aluno, docente e técnico) possui o mesmo peso.
(Luciana Araújo)