Realizada entre os dias 20 e 24 desta semana, a “Semana MEI”, organizada pelo Sebrae, foi um verdadeiro sucesso em Marabá. Ao longo dos cinco dias, 1.190 empreendedores foram atendidos pela agência regional. Além de terem a oportunidade de regularização, eles também puderam aproveitar uma gama de capacitações oferecidas pelo serviço.
Alrilene Brandão, gerente regional do Sebrae Marabá, explica que a agência marabaense proporcionou mais de 40 formações ao longo da semana. “O foco da campanha é que esse microempreendedor procure o Sebrae para que ele possa se regularizar, ou seja, para que ele possa fazer a sua declaração e o prazo é até o final de maio”, aprofunda.
Aproveitando que o microempreendedor vai estar na agência, o serviço oferta a capacitação. A oportunidade foi bem aceita também entre aqueles que estão à frente de empresas maiores.
Leia mais:Atualmente a agência de Marabá conta com 12 técnicos, habilitados para conduzir as formações, além de receber o suporte da Sala do Empreendedor, totalizando 22 pessoas prontas para atender o público marabaense.
Questionada sobre os principais segmentos de interesse dos novos microempreendedores, Alrilene explica que alimentação, beleza e vestuário são os que mais se destacam. Parte desses novos negócios surgiram após a pandemia, revela a gerente.
“Durante a pandemia, ao invés de diminuir a quantidade de empresas, elas aumentaram. O número de empreendimentos novos foi superior aos que já estavam abertos”, elabora Alrilene. Em sua análise, a gerente diz que o evento foi gratificante e um momento de confraternização com os microempreendedores.
SAIBA MAIS
A campanha é nacional e acontece simultaneamente no Brasil inteiro. No Pará, todos os municípios receberam algum tipo de ação, mesmo aqueles que não possuem uma agência própria.
Atuando com foco no fortalecimento do empreendedorismo e na aceleração do processo de formalização da economia por meio de parcerias com os setores público e privado, programas de capacitação, acesso ao crédito e à inovação, estímulo ao associativismo, incentivo a educação empreendedora na educação formal, feiras e rodadas de negócios.
As soluções desenvolvidas pelo Sebrae atendem tanto o empreendedor que pretende abrir seu primeiro negócio, quanto as pequenas empresas que já estão consolidadas e buscam um novo posicionamento no mercado.
(Luciana Araújo)