Correio de Carajás

Golfinhos são abandonados em resort de luxo nas Bahamas; 8 morreram de fome

Animais faziam parte de atração turística na Ilha Balmoral em Nassau e foram encontrados por ONG

Golfinhos — Foto: Reprodução / Dolphin Project

Cinco golfinhos foram encontrados em um resort de luxo abandonado nas Bahamas, na região conhecida como Ilha Balmoral, em Nassau, nesta terça-feira. De acordo com a ONG americana Dolphin Project, que recebeu a denúncia e visitou o local, o hotel de luxo, fechado durante a pandemia de Covid-19, já havia sido antes denunciado por maus tratos aos animais. De 2018 para cá, oito golfinhos morreram de fome, sendo cinco somente no ano passado, revela o fundador da entidade, Ric O’Barry.

O’Barry publicou vídeo no local e denunciou as condições do local, revelando a falta eletricidade e água encanada, buracos nos cercados dos animais estão com buracos, lixo na propriedade e que há apenas um zelador para alimentá-los, mas nenhum veterinário.

Além disso, os animais que estão vivos estão abaixo do peso, desidratados e não há local de armazenamento para os peixes usados como alimentação. Eles estão sendo mantidos sem sombra, sem enriquecimento ambiental e em água extremamente rasa (o ponto mais profundo tem dois metros).

Leia mais:

Histórico dos animais

 

Em 2013, oito golfinhos em cativeiro foram importados de Honduras para uma atração turística planejada para nadar com golfinhos. A ativista ambiental Sam Duncombe e sua organização ambiental das Bahamas, reEarth, processaram o governo um ano depois e venceram. Parte do julgamento pedia a transferência dos golfinhos para um local adequado, que não estivesse exposto a potenciais furacões e turistas curiosos. No entanto, nada foi feito. Desses oito mamíferos originais, nasceram cinco filhotes, totalizando os 13 golfinhos.

Os ativistas ambientais pedem que o governo das Bahamas intervenham para salvar a vida dos cinco animais marinhos que permanecem lá. Pedem também que eles sejam avaliados e tratados de maneira adequada, que contratem profissionais qualificados, criem sombra aos animais e adicionem itens de enriquecimento ambiental, como bolas de vôlei.

(Fonte: O Globo)