Mais uma vez o Pará alcança reduções importantes nos índices de criminalidade, com queda de 67% no número de homicídios, apresentando o melhor resultado na linha histórica em abril de 2024, considerando todos os meses desde 2010. Os dados apresentados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio da Secretaria-adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), compreendem o período de 1º a 30 de abril, quando comparado aos anos de 2018 e 2024.
Os indicadores apontam também a redução de 57,91% nos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), que englobam homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, no acumulado do último quadrimestre (janeiro a abril) dos últimos sete anos, resultando na preservação de mais de 830 vidas.
“Esses números mostram que todo o trabalho realizado pelas forças de segurança do Estado estão no caminho certo. Esse é um resultado conquistado de forma integrada e contínua, que vem sendo reconhecido e destacando o Pará como um dos estados que vêm reduzindo de forma consistente a criminalidade”, ressaltou o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.
Leia mais:Redução histórica – Os resultados divulgados apontam ainda redução de 21,47% nos crimes violentos letais, considerando o mês de abril de 2023 e 2024, sendo este último o melhor mês da linha histórica, desde 2010, comparado a todos os meses dos últimos anos. No primeiro quadrimestre de 2024, a queda registrada foi de 10,39%, considerando os números acumulados de janeiro a abril, em relação a 2023, reforçando a redução histórica apresentada em abril deste ano.
Em números absolutos, o Pará apresentou 414 casos de homicídio registrados em 2018, enquanto em 2024 esse número caiu para 139, considerando o mês de abril (1º a 30) como comparativo.
Crimes violentos – Em relação ao acumulado entre os meses de janeiro e abril, quanto aos crimes violentos letais e intencionais (CVLI), em 2018 foram registrados 1.435 casos. Já no mesmo período de 2024, o número de registros caiu para 604 casos, o que representa 831 vidas preservadas, considerando somente esse período.
Em abril de 2023 foram registados 177 crimes violentos em todo o Estado. Já em abril de 2024 os números apontam queda, computando 139 casos, 38 a menos dos que os registrados no ano anterior.
No acumulado do quadrimestre, em 2023 foram computados 674 crimes violentos letais. Em 2024 houve 604 ocorrências, resultando em 70 casos a menos no primeiro quadrimestre deste ano.
Conquistas – Segundo Ualame Machado, o trabalho contínuo e as ações estratégicas executadas pelo Estado, por meio de suas forças de segurança, são conquistas fundamentais para o enfrentamento à criminalidade.
“Apresentar números positivos em um Estado com uma extensão territorial e realidades tão distintas é um desafio, e de uma responsabilidade que vem sendo superada com a conquista de bons resultados para o nosso Estado. Sabemos que esse caminho é longo, e que muito ainda precisa ser feito, mas estamos conseguindo enfrentar a criminalidade no Pará com ações estratégicas, trabalho contínuo, investimentos importantes, que vêm resultando em processos investigativos mais céleres e agilidade nas elucidações dos casos”, avaliou o secretário.