Uma parceria com uma cooperativa de São João do Araguaia vai contribuir para que alunos do município consumam alimentos naturais. O acordo deve favorecer os jovens no que diz respeito à saúde e qualidade de vida, além de gerar renda para a economia local.
O contrato foi assinado no último dia 26, sexta-feira, através da habilitação no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e firmado entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Cooperativa de Agricultores Familiares de São João do Araguaia (COOPAFSJA). Esta última foi contemplada com R$ 1,1 milhão.
Com o recurso, a instituição vai levar às escolas alimentos como abóbora, alface, cheiro verde, couve, banana, ovos caipiras e melancia. Polpas de frutas como cajá, caju, cupuaçu, açaí, goiaba e acerola também serão ofertadas.
Leia mais:Além da COOPAFSJA, produtores de São Domingos do Araguaia são responsáveis pela entrega de outros itens.
A iniciativa atende um dos pilares do PNAE, que alinhado às diretrizes dos guias alimentares, exerce um importante papel na promoção da alimentação adequada e saudável para estudantes de todo o Brasil.
Além dos benefícios para as crianças, a economia local é impactada positivamente. Quem confirma essa ideia é Antonio Bezerra do Nascimento, conhecido como Professor Bezerra, secretário Municipal de Educação. “É importante que organizações dos agricultores familiares acessem o PNAE, contribuindo assim com uma alimentação saudável nas escolas e gerando renda para o município”.
Por isso, a parceria entre a prefeitura de São João e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater – Pará) é significativa. Através dela é possível expandir e qualificar os serviços de assistência técnica e extensão rural da região.
“Queremos mais organizações cooperativas e associativas acessando o mercado comum e os programas federais, como o PNAE e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)”, afirma Fernando Araújo, engenheiro e supervisor da Emater, regional Marabá.
SAIBA MAIS
A Emater, através do escritório local de São João do Araguaia, presta atendimento à COOPAFSJA, desde a fundação, elaboração de proposta técnica, organização de documentação e emissão do Cadastro Nacional de Agricultura Familiar (Caf), na modalidade jurídica.
Com 33 cooperados, a COOPAFSJA é presidida por Mônica Rathes da Silva, e conta com Geane Lucena na tesouraria e Maria Maciane como secretária. A instituição já manteve intercâmbio com a COOPRONDON, e apesar da experiência recente, têm alcançado êxito no cooperativismo.
Para realizar os serviços necessários no município, a Emater conta com o apoio da prefeitura, atualmente sob a gestão de Marcellane Cristina Sobral. A prefeita reitera que a colaboração é feita através de cota mensal de combustível, cessão de servidor administrativo e serviços gerais.
“E pretendemos ampliar esta parceria pela importância que esta empresa tem com o desenvolvimento rural”.
Paulo Cesar Rodrigues da Silva, coordenador local da Emater em São João do Araguaia e técnico em agropecuária, faz coro à Marcellane reforçando o trabalho em conjunto realizado entre as instituições. “A gente vem trabalhando desde da criação da cooperativa, visando acessar estas possibilidades de compras institucionais de programas federais”.
(Luciana Araújo, com informações da Emater)