Atletas marabaenses de karatê estiveram na capital, Belém, para participar de mais uma etapa dos Jogos Estudantis Paraenses (JEPs), no último sábado (13). Os jovens são alunos de projetos sociais desenvolvidos dentro das escolas públicas do município, como a Associação Girão, Instituto Barros e Esporte é vida.
A etapa classifica os melhores para os Jogos Estudantis Brasileiros (JEBS), que acontecerá em Aracaju-SE, com alunos sub 14 e em Brasília, classe sub 18.
Ao total, 14 atletas participaram da etapa estadual, o que rendeu o primeiro lugar à cidade de Marabá, com o maior número de medalhas e, por conseguinte, classificados para os JEBS.
Leia mais:Os atletas foram a Belém sob a coordenação do Departamento de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação, tendo à frente a professora Joecy Coutinho e os professores Alexandre Barreto (técnico), Suelem Barros (técnica), Antônio Ziegler e Cinthya Tenório.
O Correio de Carajás conversou com o educador físico e técnico da seleção de karatê de Marabá, Alexandre Barreto, que com orgulho apresentou os ganhadores das 11 medalhas de ouro, prata e bronze. São eles: Elias Pereira na modalidade kata e kumite (1° lugar- classificado – sub 18); Ingrid Campos (1° lugar- classificada – sub 18); Emily Vitória (1° lugar – classificada sub 14); Leonardo Kalel (1° lugar – classificado sub 14); Leonardo Kalel (1° lugar – classificado sub 14); Sara Ferreira (1° lugar classificada sub14); Maria Isabel Prestes (1°lugar – classificada sub 14); Denifer Kethely dos Santos (2°lugar sub 14); Maria Cecília Souza ( 3° lugar); Pietra Lopes (3° lugar); Isaac Emanuel Rodrigues (3° lugar); e Luciel Adrian Lima (3° lugar).
O técnico da seleção de karatê marabaense agora se prepara para conduzir a delegação estadual para os Jogos Estudantis Brasileiros (JEBS). Segundo ele, isso só foi possível através do destaque desses jovens no Campeonato Estadual. “Surgiu essa oportunidade de fazer essa participação nos Jogos Estudantis, porque a maioria participava como instituto”, explica.
Alexandre ainda comemora a inserção do karatê nos Jogos Estudais, o que não ocorria em edições anteriores. “É uma forma de incentivar os alunos, o esporte não é só competição”, enfatiza.
A equipe está na expectativa e preparo para representar o karatê de Marabá, tanto no sub 14, quanto no sub 18, em Aracaju e Brasília. A competição, segundo o professor, serve para testar os alunos para além da sala de aula, pois ajuda com disciplina e competitividade.
(Milla Andrade)