Os pais dos alunos da escola Santa Teresa, na Vila Valentim Serra, zona rural de Parauapebas, trancaram o portão do colégio no cadeado. A comunidade afirma que a medida extrema foi necessária por falta de professores suficientes e estrutura para a realização das aulas.
Amanda Silva da Mata é uma das mães que lidera a manifestação. “Não tem ônibus, estão todos quebrados, não tem monitor, não tem assistente pedagógico. Estamos esperando uma resposta, enquanto isso a escola vai ficar fechada”, destaca.
Rosana Rodrigues, por sua vez, detalha que não tem aula na escola na segunda e na terça-feira, já na quarta-feira, teria apenas dois horários, e na quinta e na sexta-feira era para ter aula normalmente, mas não estaria acontecendo por falta de professores.
Leia mais:O Correio de Carajás solicitou esclarecimento sobre o assunto. E, em nota, informaram sobre a paralisação.
Nota
“Em relação à paralisação das atividades escolares na Vila Valentim Serra pela comunidade, a Prefeitura de Parauapebas esclarece que já está trabalhando para resolver a situação. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) já está encaminhando alguns professores para o dia 26, e providenciando edital para a realização de um Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação de pessoal.
Quanto ao transporte escolar, a Semed está tomando as devidas providências para que a situação seja resolvida o mais breve possível, entendendo que a educação é prioridade para o governo municipal”. (Theíza Cristhine e Denilton Resque – TV Correio)
Imagem: Davi Andrade