A Praça da Juventude, no Km 7, uma das extensões da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), é um polo de desenvolvimento para crianças e adolescentes da região. Entre as diversas atividades oferecidas, as aulas de karatê se destacam pela grande procura e pelos benefícios que proporcionam aos alunos.
Com quatro turmas em pleno funcionamento, o curso de karatê atende crianças de diferentes nas faixas etárias, de 7 a 15 anos. A participação dos alunos tem sido exemplar, com turmas sempre lotadas e um ambiente de entusiasmo e dedicação.
O Karatê vai além de uma simples arte marcial. A prática oferece diversos benefícios para o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes, tais como a melhora da disciplina e do foco. O karatê exige disciplina e concentração, o que contribui para o desenvolvimento da capacidade de atenção e foco das crianças.
Leia mais:Investir em atividades como o karatê é investir no futuro das crianças e adolescentes. Mais do que uma arte marcial, o karatê é um caminho para o desenvolvimento integral, proporcionando benefícios físicos, psicológicos e sociais.
Para o professor e faixa preta 1º dan de karatê, Lucas Cruz, o projeto da Praça da Juventude é de grande importância. “Para as crianças é a chance de conhecer um esporte que pode agregar conhecimento para a vida, além de ocupá-las. Já, para mim, é a oportunidade de ter experiência e conhecimentos, pois as crianças me ajudam a melhorar como pessoa e ter mais paciência, ao entender como lidar com cada uma delas”, explica.
Como todo professor, ele diz esperar o melhor para seus alunos, que realizem seus objetivos com o karatê, participando de competições e se graduando, sempre seguindo os ensinamentos do Dojo-kun, que é o conjunto de regras a serem seguidas pelos praticantes de Karatê. É o código de conduta dos samurais e representa os ideais filosóficos do esporte.
Além do Karatê, também oferecidos pela Praça da Juventude os cursos de Musicalização Infantil, Flauta Doce, Fanfarra, Ballet, Violão, Skate, Futsal, Informática, Teatro e Zumba.
(Da Redação)