A SpaceX realizou, na manhã desta quinta-feira (14), a terceira tentativa de lançar o Starship. O voo foi o mais bem-sucedido do foguete até o momento, durando mais de 23 minutos (até a última atualização deste texto). No teste anterior, em novembro de 2023, o foguete havia sido destruído após 4 minutos de voo.
O lançamento do foguete foi feito em Boca Chica, no estado norte-americano do Texas, nos Estados Unidos, por volta das 10h30 (horário de Brasília).
Há a expectativa de que o teste de voo dure cerca de 1 hora. Após esse período, o foguete deve voltar à Terra, caindo sobre o oceano Índico.
Leia mais:O teste ainda está em curso e pode ser acompanhado no vídeo abaixo:
O objetivo da empresa de Elon Musk é coletar dados que contribuam para a missão de levar astronautas à Lua pela Nasa, e, se tudo der certo, humanos a Marte.
Assista abaixo o vídeo do foguete decolando:
No X, empresa que também tem Musk como dono, a Space X indicou interesse em reunir informações sobre a reentrada na atmosfera em velocidades hipersônicas, isto é, superiores à marca de 6.175 km/h. O valor equivale a cinco vezes a velocidade do som, que é de 1 235 km/h.
O Starship é um foguete de 121 metros de altura e 9 metros de diâmetro considerado o mais poderoso do mundo. Segundo a SpaceX, ele será capaz de transportar até 100 pessoas em voos interplanetários de longa duração.
Outros dois voos da Starship tiveram problemas
O último voo do Starship realizado pela SpaceX ocorreu em novembro de 2023, mas uma falha levou os engenheiros a perderem contato com a nave no espaço.
O Starship deixou a base da empresa de Elon Musk, também em Boca Chica, no Texas, por volta das 10h (horário de Brasília). O voo foi inicialmente bem-sucedido, já que o foguete conseguiu chegar ao espaço pela primeira vez. Porém, cerca de 10 minutos após o lançamento, a equipe da SpaceX em solo parou de receber dados do segundo estágio da nave.
Os engenheiros acreditam que o módulo se perdeu no espaço. O primeiro teste, em abril do mesmo ano, também teve problemas, terminando em uma explosão.
(Fonte:CNN Brasil)