Na quinta-feira (7), em Marabá, foi realizado o Seminário de Abertura do Curso de Aperfeiçoamento das Escolas do Campo Escola da Terra Unifesspa.
A formação continuada é financiada pela Secadi/MEC e será realizada pela Faculdade de Educação do Campo (Fecampo) e pelo Grupo de Trabalho (GT) de Formação de Professores e Educação Básica do FREC em parceria com cinco municípios: Marabá, Nova Ipixuna, Jacundá, São João do Araguaia e São Geraldo do Araguaia. A Coordenação Estadual de Educação do Campo da Secretária de Educação (SEDUC) do Pará também é parceira do projeto.
O seminário, realizado no auditório da Unidade I, contou com café da manhã, mesa de abertura com representante das prefeituras, da coordenação estadual e da Unifesspa, debates sobre Políticas Públicas e Educação do Campo, cartografia das Escolas do Campo e reunião com os professores cursistas por município – construção do planejamento do primeiro semestre de 2024. A programação do dia foi encerrada com uma mística.
Leia mais:
Estiveram presentes os 120 professores das escolas do Campo, representantes das Semeds, professores da Fecampo e convidados. A continuidade da formação será realizada em seis encontros nos municípios.
O programa – O Escola da Terra compreende quatro ações: formação continuada e acompanhada de professores que trabalham com estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental em escolas multisseriadas no campo e em escolas quilombolas, além dos assessores pedagógicos que terão a função de tutores; oferta de materiais didáticos e pedagógicos; monitoramento e avaliação; gestão, controle e mobilização social.
(Fonte: Unifesspa)