No mês que homenageia as mulheres, a Prefeitura de Curionópolis inicia a realização de um dos exames mais importantes no acompanhamento de gestantes, a ultrassom morfológica. Importantíssima para o mapeamento do desenvolvimento dos bebês, o exame é requerido durante o pré-natal, mas não é oferecido pelo SUS. Essa história agora é diferente para as pacientes atendidas pela rede municipal de saúde de Curionópolis, pois uma das máquinas mais modernas em realização de ultrassom 3d e 4d foi adquirida pela gestão da prefeita Mariana Chamon.
A ultrassonografia morfológica (USGm) estuda detalhadamente a anatomia fetal, além de fornecer, com maior definição e número de imagens, as informações da ultrassonografia obstétrica. É um exame que possibilita o rastreio de más formações fetais e complicações gestacionais e a realização dele de forma particular, chega a custar cerca de R$ 900,00. “Com a realização desse exame, nós temos a cobertura total da gestação e podemos oferecer ainda mais cuidado para as mulheres. Monitorando a gravidez e certificando que a mãe e o bebê sejam acompanhados com eficiência, prevenindo riscos, garantindo mais saúde para nossas pacientes”, reforça Dr. Marcos Chamon, médico especialista do HMC.
Leia mais:O equipamento também realiza Ecocardiograma fetal, pediátrico e adulto, sendo capaz de rastrear riscos de AVC, possibilitando a prevenção dos pacientes. Além de outros tipos de ultrassonografia para monitoramento de diversos órgãos.
A chegada de mais este importante equipamento, reforça o compromisso da Prefeitura de Curionópolis com a saúde da comunidade, o que foi comprovado nos últimos dados analisados pelo Previne Brasil no município, registrando um crescimento significativo nos indicadores de saúde que analisam o acompanhamento de gestantes, diabéticos, hipertensos, além de índices de vacinação. Curionópolis, mais uma vez, se destacou com a ampliação da cobertura de saúde e efetividade dos programas aplicados pelo Ministério da Saúde.
Para realizar exames de ultrassom no Hospital Municipal de Curionópolis, a população realiza o agendamento e os atendimentos acontecem durante toda a semana. (Ascom PMC)