Correio de Carajás

Prefeitura muda sentido de rua e interfere no principal acesso ao Belo Horizonte

Sem aviso prévio e de forma isolada, a Prefeitura de Marabá fez o DMTU mudar para mão única a Rua Isaac Araújo, interferindo em um dos principais acessos aos bairros Belo e Novo Horizonte. Por ali, um imenso fluxo de carros acessava esses dois bairros diariamente e agora os condutores precisam fazer um trajeto maior para chegar em casa.

A mudança não agradou motoristas, que já se queixam da interferência, enquanto o poder público alega, sem apresentar números, que as ocorrências de acidentes teriam aumentado muito no trecho entre a Rua Castelo Branco e a Avenida Itacaiúnas.

Leia mais:

Equipe do Correio de Carajás esteve por alguns minutos na confluência da Rua Castelo Branco com a Isaac Araújo no dia 28 de fevereiro e acompanhou o “susto” de dezenas de motoristas ao encontrarem no local uma nova placa impedindo a conversão à direita, no sentido de quem entra no bairro.

Na visão do governo Municipal, quem deseja fazer isso, agora, tem de iniciar o trajeto pela Rua Vitória Régia, vindo da Transamazônica, depois convertida em Rua Fortunato Simplício Costa e seguir nesta até a Rua Miguel Davi, para dali, sim, chegar aos principais destinos do bairro, como a Avenida Minas Gerais.

QUEIXAS

Luís Claudio Melo, um dos motoristas ouvidos pelo portal, passa pelo local todos os dias para levar os filhos a uma escola particular e ficou revoltado com a mudança. “Tem tantas ruas que a gente pede pra esse povo da Prefeitura consertar, daí eles vêm mexer com a nossa principal entrada nesse bairro. Acho que a falta do que fazer está grande”, reclama.

Motorista de van, Lucélio Silva também desaprova a interferência na Isaac Araújo, rua pela qual passava pelo menos quatro vezes ao longo do dia. “Oras, se era pra deixar sentido único, por que não deixaram no sentido de quem entra, se a outra paralela a ela, que passa na frente do Colégio Alvorada também é de saída do bairro? Parece que as coisas são feitas pra atrapalhar a vida da gente”.

A dona de casa Maria Auxiliadora, moradora da Rua Isaac Araújo, também não gostou da novidade. Para ela, a mudança não ajudou a quem reside naquela via e cria confusão. Ela também estranhou a ausência de agentes de trânsito no local para informar sobre a mudança.

IMPACTO

Além da Fortunato Simplício Costa, uma outra importante via do bairro está sofrendo impacto direto da mudança: a Rua das Castanheiras, que tem mão dupla e já tinha um tráfego intenso de veículos. Sem poder acessar a Isaac Araújo, boa parte dos veículos está “esticando” até aquela rua para chegar ao Belo Horizonte.

JUSTIFICATIVA

Ouvido pelo Correio de Carajás, o secretário de Segurança Institucional, Jair Guimarães, ao qual o Departamento de Municipal de Trânsito (DMTU) está subordinado, garante que a mudança foi resultado de um estudo pelos técnicos do órgão e que não seria isolada, mas que vai se estender a outras vias do complexo.

Também afirma que a brevidade na providência se deu pelo aumento das ocorrências de acidentes na confluência da Rua Isaac Araújo com a Av. Itacaiúnas, onde já houve colisão fatal. Ele não foi específico, no entanto, quanto ao número de ocorrências, o que foi pedido pela reportagem.

Disse, ainda, que o principal fator naquele cruzamento é que o muro das residências de esquina ficam muito próximos à borda da via, tirando a visibilidade e contribuindo para o perigo.

Segundo ele, antes do novo sentido ser colocado em prática, ocorreria um trabalho amplo de divulgação por parte do governo, assim como educativo para os motoristas. A reportagem não percebeu essa providência até a tarde deste dia 29 de fevereiro. (Da Redação)