Correio de Carajás

Águia vai pegar osso duro de roer na Copa do Brasil

Jogadores do Capital celebram a vitória e a classificação para a segunda fase da Copa do Brasil/ Fotos: Divulgação Capital FC

Após vencer e eliminar o Coritiba de forma heroica na primeira fase da Copa do Brasil (3×2), o Águia de Marabá enfrentará, na segunda fase, o Capital (TO), no dia 6 de março, no Estádio Zinho Oliveira. Poder-se-ia imaginar que, pra quem tirou o Coxa, um campeão brasileiro, time de Série B, enfrentar uma equipe modesta de um futebol pouco tradicional, que é o Estado do Tocantins, vai ser “mamão com açúcar”. Calma lá, torcedor! É aí que mora o perigo. O próximo adversário do Águia na milionária Copa BR não é um time bobo, não.

Fundado em 2012 com o nome de Ricanato Futebol Clube, o Capital foi profissionalizado em 2014. Logo no primeiro ano, chegou às semifinais da segunda divisão do Campeonato Tocantinense. No ano seguinte, uma campanha ainda melhor. Vice-campeão e vaga inédita na elite estadual.

Em 2016, a diretoria decidiu mudar da cidade de Porto Nacional para Palmas. Além disso, trocou o nome para Capital Futebol Clube e as cores, que passaram de azul e branco para vermelho, preto e branco.

Leia mais:

Na primeira participação na elite, o clube ficou na quinta colocação. Em 2017, o Capital foi rebaixado. Dois anos depois veio o primeiro título, a segunda divisão estadual.

De volta à primeira divisão do Campeonato Tocantinense, o Reizinho, apelido do clube, teve destaque em 2022, quando chegou nas semifinais. Em 2023, o Capital ficou com o vice, perdendo a final para o Tocantinópolis, com duas derrotas – 2 a 1 e 4 a 3.

Apesar disso, o rubro-negro tocantinense ganhou o direito de disputar a Série D do Brasileirão, a Copa Verde e a Copa do Brasil deste ano, fato inédito na história do Capital.

Técnico estrangeiro

O time do Capital-TO é comandado pelo português Ricardo Lima, de 40 anos. Essa está sendo a primeira experiência do treinador no futebol brasileiro e ele tem ido bem. Em cinco jogos na temporada, são três vitórias, um empate e uma derrota. O técnico foi expulso contra o Tocantinópolis e também não vai poder trabalhar na partida diante do Águia.

Ricardo passou apenas por clubes de Portugal. Antes de acertar com o Capital, esteve à frente do time sub-19 do Vitória de Guimarães – a equipe principal disputa atualmente a primeira divisão do Campeonato Português.

Técnico português Ricardo Lima é quem comandará o time no Zinho Oliveira, dia 6

Elenco

O principal nome é o atacante Mailson, de 33 anos. O jogador chegou recentemente ao clube, após iniciar a temporada no Tapajós, fazendo apenas um jogo. Ele tem passagens por clubes como Paysandu, Sampaio Corrêa, Vila Nova, CRB, Juventude, Chapecoense e Jeju United, da Coréia do Sul. Porém, foi expulso contra o Tocantinópolis e não enfrenta o Águia de Marabá.

(Chagas Filho, com informações do GE)